Agostinho Fernandes lança ‘Antologia dos Poetas Famalicenses’

Agostinho Fernandes lança ‘Antologia dos Poetas Famalicenses’

Pub

 

 

No próximo dia 15 de fevereiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, terá lugar a sessão de lançamento da obra “A Poesia Invade a Cidade: antologia de poetas famalicenses“, que reúne poemas de um conjunto vasto de poetas famalicenses, nacionais, dos PALOP e universais.

Esta antologia reúne, para além de outros textos, todas as poesias da exposição “A Poesia invade a cidade” que se encontra a decorrer no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão A exposição e a edição desta antologia enquadram-se na comemoração dos 25 anos da Associação Dar as Mãos.

Antologia de Agostinho Fernandes com coleção de poemas musicadas

De acordo com as notas de abertura de Agostinho Fernandes, autor da coletânea, pretende-se agora divulgar, também no âmbito da linguagem poética, os valores literários famalicenses de inspiração e obra maiores, por ocasião da iniciativa e exposição de “ A poesia invade a cidade”, projeto abraçado pela Associação Dar as Mãos, que celebra este ano o seu 25º aniversário. Assim, as escolas e a sociedade famalicense poderão mais facilmente ler, melhor conhecer e divulgar e ler os seus autores. Espera-se mesmo que Famalicão se deixe prender e surpreender e saboreie o mel ou o fel dos seus poetas, “entre uma constelação grandiosa de poesia nacional, de países de língua portuguesa e mundiais, nesta Terra a que o Rei D. Sancho concedeu o foral de existência em 1205 … não parando de se desenvolver e redescobrir até aos dias de hoje… “. 814 anos depois, mais precisamente a 1 de Julho de 2019, ano em que decorreram 150 anos do nascimento de dois dos poetas maiores desta localidade, Júlio Brandão (1869-1947) e Sebastião de Carvalho (1869-1926), ocorre também o centenário do nascimento do ilustre famalicense Armando Bacelar (1919-1998), advogado, escritor e político, três figuras a recordar e honrar pela briosa população famalicense a par da luminosa Sophia de Mello Breyner Andersen e o grande inconformista e descontente Jorge de Sena que ambos partilham a data do centenário de nascimento com Armando Bacelar.

Esta edição, que contém uma seleção de poemas musicados por Ruben Araújo e Carina Amarante, contou ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, da Associação de Pais da Escola Júlio Brandão, do Centro Artístico – A Casa ao Lado e da Cooperativa Piratiarte CRL.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: BMCCB

Agostinho Fernandes apresenta ‘A Bicharada e eu’ na BMCCB

‘D Quixote de La Mancha’ revisitado por Agostinho Fernandes

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.