Ensino | Vila Verde apura alunos para a Final da CIM do Cávado do Concurso Nacional de Leitura

Ensino | Vila Verde apura alunos para a Final da CIM do Cávado do Concurso Nacional de Leitura

Pub

 

 

A Biblioteca Municipal de Vila Verde acolheu, esta manhã, a Final Municipal do Concurso Nacional de Leitura, depois de uma primeira fase que decorreu em todos os Agrupamentos do concelho, onde foram apurados 46 alunos dos vários ciclos de estudos.

Após a prova escrita, os alunos selecionados passaram pela prova oral pública, onde leram pequenos excertos das obras “A Cruzada das Crianças“, de Afonso Cruz (alunos 1º ciclo), “O Senhor Valéry“, de Gonçalo M. Tavares (alunos 2º ciclo), “Robot Selvagem” de Peter Brown (alunos 3º ciclo) e “Índice Médio de Felicidade“, de David Machado (alunos ensino secundário).

No final da sessão, Júlia Fernandes, a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, entregou o certificado a todos os participantes, aproveitando para referir que “o mais importante de tudo é ler e saber mais, todos os dias. Claro que a fase que se segue é muito significativa e nós estamos a contar com aqueles que nos vão representar, mas o que mais importa é participar”.

“Muito obrigada pelas vossas prestações e pelas maravilhosas reflexões que fizeram no final das leituras. Para mim são todos vencedores”, frisou ainda a autarca.

Os quatro alunos apurados de cada ciclo participarão na Final Interconcelhia, com os vencedores dos municípios abrangidos pela CIM Cávado, a qual decorrerá também em Vila Verde, a 21 de abril, fase que determinará os representantes regionais da grande final nacional, que este ano será em Oeiras.

O júri composto por Delfina Mendonça, em representação do Município de Vila Verde, Sílvia Mota Lopes, escritora, e Fernanda Freitas, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, escolheu os seguintes vencedores de cada ciclo:

Vencedores – Alunos apurados para a Fase Interconcelhia

1.º Ciclo do Ensino Básico.

Livro: “A Cruzada das Crianças”, de Afonso Cruz.

DIANA PINTO, JULIANA DIAS, MARIA BEATRIZ CORREIA, MATILDE AFONSO

2.º Ciclo do Ensino Básico.

Livro: O Senhor Valéry e a Lógica, de Gonçalo M. Tavares

MARIA INÊS COUTINHO COSTA, MATILDE FARIA AUGUSTO, MARIA NEVES PEIXOTO, JOÃO PEDRO AZEVEDO

3.º Ciclo do Ensino Básico.

Livro: “Robot Selvagem”, de Peter Brown.

JOANA FILIPA GAMA, BEATRIZ NOVAIS, PAULO SOUSA, DINIS FERREIRA

Ensino Secundário

Livro: “Índice Médio de Felicidade”, de David Machado

JORGE ARAÚJO, HELENA CASTRO, LORENA SOUSA, LEONOR SILVA

O Concurso Nacional de Leitura, dinamizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL27), em colaboração com a DGLAB – Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, com a Rede de Bibliotecas Escolares e com os Municípios, tem como principal objetivo estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

Fonte e Imagens: Município de Vila Verde

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.