Ala da Frente apresenta diversas linguagens e territórios criativos do autor
Artes Visuais | António Olaio expõe ‘Desterrado’ em Famalicão

Pub
Até 22 de maio, os visitantes da Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, vão poder conhecer de perto o trabalho de António Olaio. O artista plástico, também conhecido por ser um dos fundadores da banda portuguesa dos anos 80 Repórter Estrábico, esteve no passado sábado no concelho famalicense para a inauguração da nova exposição desta galeria municipal de arte contemporânea, intitulada “Desterrado”.
Uma instalação artística que junta, no mesmo espaço, pintura, vídeo e desenho, percurso que não é alheio a uma forte ligação à performance, e que dá continuidade ao trabalho desenvolvido por António Olaio numa reflexão que iniciou em 2017 e que o levou a estabelecer uma relação com a escultura “Desterrado” do Museu Soares dos Reis, no Porto.
Para o curador da Ala da Frente, António Gonçalves, a exploração de diversas “linguagens e territórios criativos” nesta exposição reflete a abrangência do trabalho de António Olaio. “Nesta exposição temos a presença da pintura, do vídeo e do desenho, num possível equilíbrio que nos levará a questionar o espaço e a nossa presença nele, assim como a nossa relação com o entendimento da arte”, explica a propósito.
“Expor num mesmo espaço diferentes suportes e linguagens é levar o observador a ajustar-se e a encontrar soluções de potencial equilíbrio, em resposta à instigação de desassossego que António Olaio lança. Uma provocação que oscila entre linhas ténues e linhas de força bem expressa, que nos transferem uma unicidade ao trabalho desenvolvido por Olaio”, acrescenta.
Recorde-se que António Olaio nasceu em 1963, em Sá da Bandeira, Angola, e vive em Coimbra. Com formação em Pintura, é professor no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), tendo apresentado, em 2000, dissertação de Doutoramento, construída a partir da obra de Marcel Duchamp: O campo da arte, segundo Marcel Duchamp. É diretor do Colégio das Artes e investigador do Centro de Estudos Sociais da UC. As suas performances levaram-no à música, tendo sido fundador do grupo Repórter Estrábico em 1986.
A exposição tem entrada livre e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30 e aos fins-de-semana das 14h30 às 17h30. A galeria de arte contemporânea Ala da Frente fica localizada no Palacete Barão da Trovisqueira, na Rua Adriano Pinto Basto.
Fonte e Imagens: Município de Famalicão
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Encenação de Cândido Sobreira venceu a 1ª edição da Bolsa de Criação de Teatro Amador da rede cultural TEIA, dinamizada pelo Teatro do Noroeste de Viana do Castelo
‘A Furgoneta’ do Teatro de Balugas pára no Theatro Gil Vicente

Gravação da obra de Manuel Cardoso na origem de reconhecimento internacional
Cupertinos vencem prémio de melhor disco de música antiga da Gramophone

No concelho, denominação de origem protege olaria e figurado, bem como bordado de crivo tradicionais
Galo de Barcelos canta mais alto e afirma-se como marca registada

Na próxima sexta-feira, a partir das 14h30, no Santuário da Nossa Senhora do Carmo
Famalicão | Município comemora Dia dos Avós

Bienal de arte Contextile decorre de 5 de setembro até 25 de outubro
Guimarães mostra ao mundo o melhor da arte têxtil contemporânea
Comente este artigo
Only registered users can comment.