‘Fim de Semana da Lampreia’ decorre de 14 a 16 de fevereiro

Gastronomia | Barcelos continua a apostar na promoção da lampreia, uma das iguarias típicas do Minho

Gastronomia | Barcelos continua a apostar na promoção da lampreia, uma das iguarias típicas do Minho

Pub

 

 

O “Fim de Semana da Lampreia” acontece de 14 a 16 de fevereiro e é bom motivo para uma deslocação até à cidade de Barcelos. Este evento gastronómico marca o arranque oficial do “7 Prazeres da Gastronomia”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, através do pelouro do Turismo a desenvolver ao longo do ano de 2020. Os “7 Prazeres da Gastronomia” acontecem no âmbito da política de dinamização do produto estratégico “Gastronomia e Vinho”, que englobará a Semana Gastronómica do Galo, o Fim de Semana do Bacalhau, o Fim de Semana dos Petiscos Tradicionais, a XI edição do Concurso Galo Assado, o Fim de Semana do Pica no Chão e termina em dezembro com o concurso Barcelos Doce.

Este fim de semana gastronómico tem como principal intuito dar continuidade à promoção de uma das iguarias mais singulares e típicas da Região do Minho. Lampreia à Bordaleza ou Arroz de Lampreia são as formas de confeção mais habituais. No entanto poderá também provar em alguns dos restaurantes barcelenses Lampreia Assada no Forno ou Lampreia Assada na Telha, por exemplo na Casa dos Arcos ou no Pedra Furada. A sexta edição do Fim de Semana da Lampreia conta com a participação de um total de 18 restaurantes, nomeadamente os tradicionais Bagoeira, O Chico e Maria de Medros, bem como de outros mais recentes como o Babette, que vão preparar e confecionar esta iguaria, fazendo do concelho de Barcelos uma das mais regiões mais atrativas nesta época do ano no que respeita à gastronomia e a este prato tão tradicional desta zona do país.

Para complementar o evento, no dia 15 de fevereiro, às 15h00, realiza-se, na Fábrica de Sabores, um workshopComo cozinhar lampreia” e, às 21h30, a tertúliaLampreia do rio Cávado”, no Posto de Turismo de Barcelos. Para participar, deve inscrever-se até ao dia 13 de fevereiro através do telefone 253 811 882 ou email turismo@cm-barcelos.pt.

Fonte e Imagens: Município de Barcelos

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.