‘Ligação às doenças cardiovasculares e à mortalidade é forte’

Saúde | Comer carne diminui esperança média de vida

Saúde | Comer carne diminui esperança média de vida

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Um novo estudo, publicado este mês de fevereiro nos EUA, estabelece que comer carne vermelha, carne processada ou carne de aves aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Por outro lado, comer carne – exceto aves – aumenta o risco de morte por todas as causas. Os resultados ora divulgados desta investigação conduzida pelas universidades Northwestern Medicine e Cornell University, em artigo publicado em 3 de fevereiro na JAMA Internal Medicine, revelam novas descobertas que contradizem um outro estudo controverso recentemente divulgado e que indicava que as pessoas não precisam reduzir o consumo de carne vermelha e processada.

Após a divulgação desse estudo controverso, no outono passado, recomendando que não era necessário que as pessoas mudassem sua dieta em termos de carne vermelha e carne processada, um novo grande estudo, vincula o consumo de carne vermelha e processada a um risco ligeiramente maior de doenças cardíacas e morte.

Esta investigação constata que o facto de ingerir carne diminui a esperança média de vida, em particular porque comer duas porções de carne vermelha, carne processada ou aves – mas não peixe – por semana se encontra associado a um risco 3 a 7% maior de doenças cardiovasculares. Comer duas porções de carne vermelha ou processada – mas não de aves ou peixe – por semana foi associado a um risco 3% maior de todas as causas de morte.

“É uma pequena diferença, mas vale a pena tentar reduzir a carne vermelha e processada, como linguiça calabresa, mortadela e [outras] carnes deliciosas”, argumenta a autora sénior do estudo Norrina Allen, professora associada de medicina preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade Northwestern Feinberg. “O consumo de carne vermelha também está constantemente ligado a outros problemas de saúde como o cancro”.

“A mudança na dieta desses alimentos proteicos animais pode ser uma estratégia importante para ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e morte prematura em nível populacional”, refere o principal autor do estudo, Victor Zhong, professor assistente de ciências nutricionais de Cornell, que realizou a pesquisa enquanto pós-doutorado.

As novas descobertas surgem após uma controversa meta-análise publicada em novembro passado, que recomendava que as pessoas não reduzissem a quantidade de carne vermelha e processada que ingeriam. “Toda a gente interpretou que não há problema em comer carne vermelha, mas acho que não é isso que a ciência apoia”, diz Norrina Allen. “O nosso estudo mostra que a ligação às doenças cardiovasculares e à mortalidade é forte“, acrescenta Zhong.

O que devemos comer então?

Peixes, frutos do mar e fontes vegetais de proteínas, como nozes e legumes, incluindo feijões e ervilhas, são excelentes alternativas à carne (…) pouco consumidas (…)”, destaca a co-autora do estudo Linda Van Horn, professora de medicina preventiva em Feinberg, que é também membro do comité consultivo de diretrizes alimentares dos EUA em 2020.

O estudo encontrou uma associação positiva entre a ingestão de aves e doenças cardiovasculares, mas as evidências até agora não são suficientes para fazer uma recomendação clara sobre a ingestão de aves, declara Victor Zhong. Ainda assim, frango frito não é recomendado.

O novo estudo reuniu uma grande e diversificada amostra de seis coortes, incluindo dados de acompanhamento prolongados por até três décadas, dados de dieta harmonizados para reduzir a heterogeneidade, ajustou um conjunto abrangente de fatores de confusão e conduziu análises de sensibilidade múltipla. O estudo incluiu 29.682 participantes (idade média de 53,7 anos na linha de base, 44,4% homens e 30,7% não brancos). Os dados da dieta foram relatados pelos participantes, aos quais foi solicitada uma longa lista do que comeram no ano ou mês anterior.

Principais conclusões:

  • risco 3 a 7% maior de doenças cardiovasculares e morte prematura para pessoas que comiam carne vermelha e processavam carne duas porções por semana.
  • risco 4% maior de doença cardiovascular para pessoas que ingeriram duas porções por semana de aves, mas as evidências até agora não são suficientes para fazer uma recomendação clara sobre a ingestão de aves. O relacionamento pode estar relacionado com o método de cozinhar o frango e ao consumo da pele, em vez da própria carne de frango.
  • Não há associação entre comer peixe e doenças cardiovasculares ou mortalidade.
  • Entre as limitações do estudo apontam-se a ingestão alimentar dos participantes avaliada uma única vez e os comportamentos alimentares podem ter mudado ao longo do tempo. Além disso, os métodos de cozimento não foram considerados. “Frango frito, especialmente fontes fritas com gordura profunda que contribuem com ácidos graxos trans, e a ingestão de peixe frito estão positivamente ligadas a doenças crónicas”, assinala Zhong.

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Outros autores do estudo são Philip Greenland, Mercedes R. Carnethon, Hongyan Ning, Dr. John T. Wilkins e Dr. Donald M. Lloyd-Jones.

O estudo foi financiado por Institutos Nacionais de Saúde americanos, nomeadamente National Heart, Lung e Blood InstituteAmerican Heart Association e pela Feinberg School of Medicine.

Fonte: NU; Imagem: (0) Sebastian Coman, (1) Mod By

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Categorias: Ciência, Sociedade

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