Minority Denim tinge roupa com produtos orgânicos

Minority Denim tinge roupa com produtos orgânicos

Pub

 

 

Lembrar o passado para projetar o futuro. A Minority Denim, empresa de I&D (Investigação e Desenvolvimento) instalada no Parque Industrial de Avidos, Vila Nova de Famalicão, acaba de desenvolver um sistema de tingimento natural feito à base de desperdícios orgânicos e sem recurso a produtos químicos. Chama-se BioTint e tem como missão utilizar materiais orgânicos como folha de eucalipto, café usado, casca de cebola, rubia, restos de madeira e sementes, entre outros que normalmente iriam para o lixo, e transformá-los em tingimentos naturais para têxteis de várias cores.

O BioTint é um processo inovador que reduz significativamente o impacto ambiental e que espelha a tendência crescente de aliar a moda e a sustentabilidade. Surge numa altura em que grande parte dos consumidores estão alerta para os problemas relacionados com o ambiente e a poluição. Embora a técnica seja ainda utilizada em pequenas produções, facilmente pode ser adaptada para escala industrial.

De acordo com Diogo Aguiar, CEO da Minority Denim, o BioTint começou a ser desenvolvido há três anos e está no mercado desde o início deste ano. Apostando na economia circular, refere o empresário de 34 anos que “o feedback está a ser muito positivo porque este projeto vai muito mais além da questão da sustentabilidade. São resíduos que à partida não teriam valor acrescentado na economia e nós voltamos a dar uma segunda vida a estas matérias-primas no tingimento das peças”.

O BioTint foi totalmente concebido pela empresa famalicense no seu laboratório de desenvolvimento na área têxtil. A recolha dos materiais orgânicos é garantida pela Minority Denim, que assegura também, dentro de portas, todas as fases de produção. “Estamos neste momento a desenvolver equipamento para podermos aumentar a nossa capacidade”, adianta.

Diogo Aguiar espera conquistar clientes que partilhem dos mesmos ideais de sustentabilidade e de economia circular e que demonstrem interesse neste produto específico. “Tentaremos trabalhar com clientes de diferentes áreas de produto para que o interesse não se esgote facilmente. Acreditamos que o mercado como cliente final será maioritariamente internacional, mas os nossos clientes poderão muito bem ser produtores nacionais. Contudo, tentaremos estar muito ligados às marcas que o utilizem para podermos passar o máximo de informação possível para potenciar a comunicação e a acreditação”.

A paleta de cores que a empresa conseguiu criar é extensa, praticamente tão grande como a lista de clientes e interessados que a técnica desenvolvida pela Minority Denim está a despoletar no mercado. Com o BioTint, a empresa conseguiu já obter um total de nove cores para tingimento natural. Rosa, laranja e amarelo são algumas das cores testadas e, neste momento, estão em desenvolvimento cinco novas cores.

Com três colaboradores, a Minority Denim está instalada no Parque Industrial de Avidos, Vila Nova de Famalicão, onde em abril de 2019 inaugurou novas instalações, com o apoio do Famalicão Made IN.

Fontes: Famalicão MadeIN, Santo Tirso TV; Imagens: (0, 1) Famalicão MadeIn, (2, 3) Minority Denim

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.