Visão romântica do passado baseada em memórias coletivas
Artes Visuais | Gil Moreira expõe “Mapa de Memórias da Maia” no Maia Jardim

Pub
De 3 a 16 de fevereiro, o Centro Comercial Maia Jardim recebe a Exposição “Mapa de Memórias da Maia”, uma mostra realizada por Gil Moreira, em parceria com a Câmara Municipal da Maia e a comunidade maiata.
Esta exposição apresenta um conjunto de Mapas de Memórias que, através de ilustrações ficcionadas
pelos cidadãos da Maia, se traduz num registo gráfico inovador. Com recurso à técnica de desenho à mão livre, a exposição de Gil Moreira é inspirada nos dialectrogramas de Mitch Miller.
O desenvolvimento deste projeto teve como base as memórias coletivas dos cidadãos, que foram
convidados pelo artista a partilharem as suas recordações e a construírem um diagnóstico colaborativo
para esta exposição.
O artista Gil Moreira acredita que este trabalho reflete uma visão romântica do passado, mas também representa um enorme valor para o futuro do Município. Devido ao esforço coletivo de identificação de imagens, narrativas e vivências, a exposição poderá inspirar a construção de novos futuros para o território da Maia.
Com o intuito de ser um tributo a todos os cidadãos que participaram neste inovador processo de
envolvimento na construção do Plano Diretor Municipal da Maia, a mostra “Mapa de Memórias da Maia” pretende evidenciar o valor da comunidade como um dos maiores recursos para pensar o futuro dos territórios.
O Centro Comercial Maia Jardim, do grupo Sonae, aposta continuamente numa estratégia de diversificação e de aposta em eventos capazes de trazer aos seus visitantes uma oferta cada vez mais vasta de experiências, produtos únicos e serviços selecionados.
Fonte e Imagem: SRP
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Música de Dulce Pontes lançada na rede a partir do ‘conforto’ da casa dos músicos
Música | Banda de Arnoso e Joana Couto combatem quarentena com interpretação de ‘Amor a Portugal’

Espetáculos ‘Canto Luso’ contam com a presença de Daniel Pereira Cristo, Augusto Canário, Camané e Mário Laginha e dos barcelenses Amigo Loureiro e Coro da Câmara
Barcelos celebra 93 anos de elevação a Cidade

Reforçar e preservar a memória coletiva promovendo e valorizando a arte ancestral
‘Cerâmica de Portugal’ valoriza artesanato através da comunicação digital

Investimento superior a 150.000 euros
Ensino | Famalicão atribui 265 bolsas de estudo ao ensino superior
![Desligar o interruptor [da pandemia]](https://vilanovaonline.pt/wp-content/uploads/2020/10/lollipop-rosa-e-branco-interrogativo-by-autor-desconhecido-00000-248x165_c.jpg)
‘Assim nos é pedido e, de um modo geral, obedecemo e perdermos as defesas contra o fungo do capitalismo financeiro, que a seu jeito há de transformar esta crise singular em mais uma oportunidade para os que gozam de todas as oportunidades’
Desligar o interruptor [da pandemia]
Comente este artigo
Only registered users can comment.