Impulsionar a inovação, fornecendo conhecimento e soluções digitais com impacto nos cidadãos

Cidades | Braga assina Declaração Europeia para a transformação digital

Cidades | Braga assina Declaração Europeia para a transformação digital

Pub

 

 

Ricardo Rio assinou na passada Sexta-feira, 31 de Janeiro, no Porto, durante o Cities Forum, a declaração denominada “Join, Boost, Sustain”, em que o Município de Braga reforça o seu compromisso com a transformação digital. O objectivo final é aumentar a cooperação entre diferentes áreas geográficas e sectores, para impulsionar a inovação, fornecendo conhecimento e soluções digitais que tenham impacto nos cidadãos.

O presidente da Câmara de Braga afirmou que está “empenhado em contribuir para que a transição digital seja cada vez mais uma realidade e as cidades são parceiros confiáveis para a Comissão Europeia. Esta declaração é mais um sinal de que os autarcas desejam uma maior digitalização e que consideram que uma sociedade mais sustentável só será alcançada se todos estiverem alinhados nesta estratégia”. Em relação ao convite para estar nesta cerimónia, Ricardo Rio afirmou que “o convite surgiu de forma natural, pois temos participado em muitas discussões europeias onde esta temática tem sido abordada, pelo que Braga está totalmente alinhada com as suas congéneres europeias”.

Nesta declaração são apontadas diferentes áreas prioritárias para a digitalização nas cidades, como a mobilidade urbana inteligente, a eficiência energética, habitação sustentável e serviços públicos digitais. Neste documento, as cidades comprometem-se a contribuir de forma voluntária a implementar soluções digitais em larga escala na União Europeia, utilizando uma lista de normas e especificações técnicas comummente acordadas para obter a interoperabilidade dos dados, sistemas e plataformas entre as cidades

As cidades participantes acordaram ainda ajudar a desenvolver e a implementar um sistema de monitorização para beneficiar as comunidades locais. Ainda deste primeiro trimestre do ano será estabelecida uma comissão para gerir esta cooperação entre as diferentes cidades e as instituições europeias, de forma a ajudar esta transformação digital sustentada.

Esta declaração de compromisso foi assinada por 52 cidades europeias, como Helsínquia, Antuérpia, Lille, Dortmund, Atenas, Florença, Bilbau ou Madrid. Lisboa, Porto e Fundão foram as outras cidades portuguesas subscritoras desta declaração. A EUROCITIES promoveu esta declaração em conjunto com a presidência da Finlândia da União Europeia, a Comissão Europeia e o Comité das Regiões da União Europeia. Esta assinatura realizou-se no Cities Forum, que se realizou no Porto nos dias 29 e 30 de Janeiro e foi presidida pela directora-geral da DG de Investigação e Inovação, Patricia Garcia Zapico.

Fonte e Imagens: Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.