notícia . análise . contexto . opinião

Influências multiétnicas salientam história da grandeza humana

Dança | Nós da Dança apresenta ‘Missa Crioula’ no Cine-Taetro Garrett

Dança | Nós da Dança apresenta ‘Missa Crioula’ no Cine-Taetro Garrett

Pub

 

 

Nos dias 25 e 26 de janeiro, às 21h30 e 18h30, respetivamente, o Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, vai acolher o espetáculo “Missa Crioula”, uma coreografia de Benvindo Fonseca e Renato Vieira sobre música de José Luís Postiga interpretada pela companhia poveira Nós da Dança.

Missa Crioula”, espetáculo de dança contemporânea, sob a Direção Artística de Odete Rios, apresenta diferentes linguagens que atravessam o corpo numa procura constante da redenção, aproximação e reaproximação do divino ao mundano. Tal como o nome do espetáculo deixa antever, apresenta-se como uma espécie de canto sagrado resultante de um olhar étnico e autêntico das riquíssimas e diversificadas culturas da América Latina, África e Europa que, apesar de profundamente desiguais, foram igualmente bafejadas pelo criador com o seu esplendor.

A companhia Nós da Dança, fundada em maio de 2000, nasceu da importância pedagógica e artística na formação dos jovens. O projeto contempla uma intervenção pedagógica e profissional na área da dança que se materializa na realização de cursos de dança e na criação da sua própria Companhia, que se estreou em 2000 no Cine-Teatro Garrett.

Desde então, a Companhia tem-se empenhado, ao longo de sucessivas temporadas, na realização de espetáculos de dança de vertente contemporânea, bem como na organização de cursos de formação e encontros coreográficos.

O mais recente projeto da Nós da Dança – “Missa Crioula” – sublinha um caminho coreográfico marcado pela vontade de apresentar a história da grandeza humana, contada pelos coreógrafos através dos corpos dos bailarinos, seus intérpretes na busca de uma linguagem própria.

Os bilhetes estão à venda no local do espetáculo (12,00 € – plateia); 10,00 € – balcão e camarotes).

Fontes: Município da Póvoa de Varzim, Nós da Dança;  Imagens: Nós da Dança

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.