Ação solidária realizada durante o mês de dezembro

Voluntariado | Porta Nova do Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho rasga horizontes na comunidade

Voluntariado | Porta Nova do Núcleo de Estudantes de Medicina da UMinho rasga horizontes na comunidade

Pub

 

 

No decorrer do mês de dezembro, o grupo Porta Nova iniciou uma campanha solidária que consistiu na recolha de bens alimentares e outros para doação a instituições da cidade de Braga. Com esta iniciativa de solidariedade natalícia, os alunos da Universidade do Minho pretenderam chegar aos membros da comunidade bracarense que vivem com mais dificuldades.

Como resultado da ação de recolha, o grupo Porta Nova efetuou a doação a algumas instituições da cidade cerca de 650 bens. Desde alimentos não perecíveis, roupa e brinquedos até aos livros. Movidos pela vontade de ajudar e fazer mais pelo os que mais precisam, esta partilha entre estudantes e a comunidade surge numa tentativa de criação de sinergias que possam contribuir para uma maior proximidade entre a comunidade académica e as necessidades da população.

Estas práticas de voluntariado permitem discussões sobre valores como ética e cidadania, além de estimularem a solidariedade e a cultura da tolerância, enriquecendo o processo de ensino e de aprendizagem complementado com o desenvolvimento pessoal, social e moral da população académica.

Durante a sessão de entrega dos bens angariados, o Grupo de Cantares do Centro Novais e Sousa agraciou alunos, professores e demais colaboradores da escola de Medicina com o cantar de reis.

O projeto Porta Nova é promovido pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho. Criado há cerca de um ano e assumindo como principal missão prestar apoio à comunidade, este projeto conta já com 30 elementos, entre colaboradores e voluntários, que dão vida às mais diversas iniciativas. Na qualidad de promotor de espaços de participação efetiva na e para a comunidade, o Porta Nova conta com o apoio do Município de Braga.

Fonte e Imagem: Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.