Projeto realizado ao abrigo do Orçamento Participativo Jovem

Inclusão | Santo Tirso passa a dispor de uma Sala Snoezelen’

Inclusão | Santo Tirso passa a dispor de uma Sala Snoezelen’

 

 

A Escola Básica e Secundária D. Dinis, em Santo Tirso, viu hoje, 13 de janeiro, ser inaugurada uma Sala Snoezelen. O projeto, vencedor do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2015, foi proposto por duas alunas do respetivo agrupamento que na altura frequentavam a Escola Básica da Agrela e Vale do Leça. Hoje, as duas jovens mostraram-se contentes com o resultado final. 

“Achámos que era uma mais-valia para a comunidade escolar e para o concelho, a Sala Snoezelen – um espaço multissensorial, com estímulos para todos os sentidos – não só pelos benefícios que tem para pessoas com necessidades especiais, mas para todos os que têm altos níveis de ansiedade”, explicou Vânia Cunha, durante a sessão de inauguração.

Beatriz Carneiro, por seu turno, adiantou que a sala “tem até alguns elementos a mais do que inicialmente pensámos, pelo que ficou melhor do que aquilo que tínhamos idealizado”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, começou por felicitar as duas jovens, aproveitando a ocasião para salientar a importância do OPJ para o Município: “Para além de promover a cidadania ativa junto dos mais jovens consegue ainda dar projetos muito relevantes para a comunidade, como este que estamos hoje a inaugurar”.

O autarca lembrou ainda que “até à data, a única Sala Snoezelen existente no concelho era a da Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente (CAID), que tem vindo a fazer um trabalho de excelência com alunos de todos os Ciclos e que já não conseguia dar resposta a tantos pedidos, pelo que este equipamento é mais do que bem-vindo”.

A nova Sala Snoezelen vai beneficiar, não só os alunos da Escola Básica e Secundária D. Dinis, mas também de todos os agrupamentos do concelho.

Alberto Costa visitou ainda o novo Centro de Apoio à Aprendizagem que abriu no início do ano letivo para dar apoio aos alunos com necessidades especiais, nomeadamente ao nível do autismo, o primeiro do concelho para alunos do secundário.

O OPJ é uma iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Santo Tirso que tem como objetivo a recolha de opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e expectativas, tem um orçamento de 120 mil euros.

 

Fonte e Imagem: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que temos vindo a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta, pelo que g

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se desejar recibo, envie-nos o seu número de contribuinte e email por favor; recebê-lo-á na volta do correio.

A independência requer capacidade financeira. Se puder e assim o quiser fazer, faça uma assinatura de amigo. Programe uma transferência bancária mensal ou trimestral a partir desse mesmo valor assim ajudando a garantir mais facilmente o futuro da publicação.

Lembre-se: A Vila Nova é para todos, gratuita e está sempre à mão. Colaboramos consigo, oferecendo-lhe conteúdos; colabore também connosco.

Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.