Parques de Lazer, Birwatching e Centro de Criação e Mostra Criativa são algumas das sugestões

Cidadania | Propostas para o Orçamento Participativo de Barcelos tornadas públicas

Cidadania | Propostas para o Orçamento Participativo de Barcelos tornadas públicas

Pub

 

 

 

O Município de Barcelos recebeu 61 propostas para o Orçamento Participativo 2019, das quais foram admitidas 38 ideias.

Entre as propostas elegíveis a votação, 12 projetos são na área do desporto, saúde e bem-estar, 3 projetos prevêem a área cultural, 5 a área da ecologia, ambiente e energia, 2 a área da qualidade de vida, 4 a área do património material e imaterial, 5 a área da educação e juventude, 2 a área da inovação e empreendedorismo, 2 a área da democracia e cidadania, 2 a área da solidariedade e coesão social e 1 na área da mobilidade.

Alguns dos projetos que podem ser votados apresentam-se bastante interessantes. Damos a conhecer 3 de entre os já aprovados para votação:

Jorge Manuel Matos Lima propõe dotar a União de Freguesias de Barcelos de um parque de lazer junto ao rio Cávado, ambição antiga de imensos barcelenses, na zona do Brigadeiro, em V. F. S. Martinho. Teria infraestruturas ambientalmente enquadradas, permitindo um tranquilo, confortável e aprazível usufruto do espaço por parte dos Barcelenses e seus visitantes, promovendo a aproximação ao Rio, o convívio interpessoal, a ocupação de tempos livres e a actividade física desportiva e de lazer na natureza e no Rio Cávado.

Outra das propostas é efetuada por Carlos Alberto Correia Araújo. Propõe a criação 3 infraestruturas de apoio ao “Birdwatching”, instalando miradouros de aves em locais estratégicos devidamente estudados ao longo do Rio Cávado.

Já Custódio Ricardino de Sousa Lomba sugere a criação do Centro de Criação e Mostra Criativa de Barcelos. Esta nova estrutura de âmbito local serviria e proporcionaria a criação, promoção e produção de arte contemporânea na cidade de Barcelos. Este novo espaço seria partilhado pelos diferentes agentes culturais barcelenses por forma a promover a interação entre as mais diversas áreas da sua manifestação – música, artes visuais, design, cinema, literatura, multimédia e artes do espectáculo.

Recorde-se que a fase de inscrições acontece até 31 de janeiro seguindo-se a votação online de 7 a 21 de fevereiro.

O anúncio público dos projetos vencedores será feito até março de 2020.

Todos os documentos estão disponíveis na plataforma Orçamento Participativo de Barcelos para consulta.

O Orçamento Participativo é um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária que assenta na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes oportunidade de proporem e elegerem projetos de interesse para o Concelho.

O Orçamento Participativo do Município de Barcelos pretende ser o resultado de uma gestão participada e informada, nos termos dos princípios e compromissos organizacionais relacionados com a aproximação da Administração Pública ao cidadão, e, naturalmente, com os valores da democracia participativa.

Fonte: Município de Barcelos; Imagens: (0) APCoelho, (1) Município de Barcelos

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Local, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.