notícia . análise . contexto . opinião

Sabe cuidar bem das suas fotografias antigas?

Fotografia | ‘Preservar memórias fotográficas’ no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim

Fotografia | ‘Preservar memórias fotográficas’ no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim

Pub

 

 

Na Póvoa de Varzim não faltam histórias para contar. Terra de gentes ligadas à pesca, mas também à agricultura, indústria e, desde há cerca de uma centena de anos, conhecida também pelo turismo, na cidade e arredores não faltam registos do seu passado mais recente.

Se hoje os computadores e telemóveis são local de arquivo de boa parte da nossa história, noutros tempos o dia a dia era guardado ‘para  mais tarde recordar‘ sob a forma de documentos ou fotografias que passavam de mão em mão, de geração em geração. Muitas vezes, temos em nossas mãos fotografias com representações de familiares, ou outros, de quem nem os nomes conhecemos. Sabemos apenas serem familiares, mas quem quer que sejam, são da família e o que mais pretendemos é voltar a passá-las à geração seguinte.

Por essa razão, memória e história serão tema da sessão que o Arquivo Municipal da cidade irá promover uma o próximo dia 13 de janeiro, segunda-feira, pelas 21h30. A comunicação que relacionará memória, fotografia e histórias familiares, intitula-se justamente ‘Preservar memórias fotográficas‘.

Sabe cuidar bem das suas fotografias antigas?

Quase todos sabemos que proteger as imagens e documentos dos excessos de iluminação fará com que as cores e as tintas se prolonguem no tempo evitando que comecem a desaparecer. Nos lugares escuros, as fotografias e outras imagens perduram. Mas esta é apenas uma dica abordada de forma muito superficial.

Para saber mais, nesta sessão  teórica, Maria do Rosário Guimarães, do Arquivo Histórico Municipal do Porto, apresentará a sua experiência como técnica e irá explanar todas as dicas necessárias para a sensibilização do público em geral que tem em casa fotografias antigas e as quer preservar e conservar.

O objetivo passa por sensibilizar todos aqueles que guardam imagens fotográficas por forma a preservar a memória de outros tempos e nomeadamente servir de apoio àqueles que se interessam pela história da sua família, um campo hoje bastante explorado através da genealogia.

Fonte: Município da Póvoa de Varzim; Imagens: (0) CongerDesign, (1) Município da Póvoa de Varzim

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que temos vindo a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta, pelo que g

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se desejar recibo, envie-nos o seu número de contribuinte e email por favor; recebê-lo-á na volta do correio.

A independência requer capacidade financeira. Se puder e assim o quiser fazer, faça uma assinatura de amigo. Programe uma transferência bancária mensal ou trimestral a partir desse mesmo valor assim ajudando a garantir mais facilmente o futuro da publicação.

Lembre-se: A Vila Nova é para todos, gratuita e está sempre à mão. Colaboramos consigo, oferecendo-lhe conteúdos; colabore também connosco.

Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.