Instituto Politécnico de Lisboa é a entidade responsável pela aplicação do projeto

Ensino | Barcelos vai aplicar PISA nas escolas do Concelho

Ensino | Barcelos vai aplicar PISA nas escolas do Concelho

Pub

 

 

O Município de Barcelos vai analisar as capacidades dos alunos das escolas do concelho, através de um teste baseado no Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA).

O trabalho vai ser desenvolvido no âmbito de um protocolo de colaboração, aprovado pelo executivo camarário, estando envolvidos o Município de Barcelos, o Politécnico de Lisboa, entidade autorizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) a disponibilizar para Portugal o teste para as escolas baseado no PISA, e a POLITEC & ID – Associação para o Desenvolvimento de Conhecimento e Inovação, criada em 2012 por aquele Politécnico para a implementação de projetos em rede, como é o caso deste.

O projeto tem como principais objetivos: testar as competências dos alunos de 15 anos de idade nos domínios da Matemática, Leitura e Ciências, numa escala comparável com os resultados do estudo internacional PISA; analisar o desempenho dos alunos naqueles domínios e cruzar esse desempenho com o contexto sócio- -económico dos alunos e das suas atitudes de aprendizagem; produzir e analisar informação regional sobre as caraterísticas e o sistema de geração de competências para a futura população ativa; dinamizar redes locais que tenham por objetivo a aprendizagem colaborativa entre os agrupamentos de escolas, criando-se processos de reflexão que sustentem a tomada de decisão por parte das escolas, com o objetivo de potenciar a melhoria de desempenho em relação às competências adquiridas pelos seus alunos.

O acordo de colaboração é válido por um ano, podendo ser prorrogável por igual período.

Fonte e Imagem: Município de Barcelos

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.