Alberto Costa: Santo Tirso é um dos mais dinâmicos concelhos da região Norte

Negócios | Invest Santo Tirso apoia empresas com incentivos fiscais ao investimento

Negócios | Invest Santo Tirso apoia empresas com incentivos fiscais ao investimento

 

 

Casa Bessa, Finieco, Ninhus, PDA, Plusgreen, Augusto Moreira, Residência Monte do Rego, GeoWorld e Norblend, do concelho de Santo Tirso, vão usufruir da atribuição de benefícios fiscais atribuídos pelo respetivo município, uma vez que lançaram Projetos classificados como de Interesse Municipal. Estes projetos, num investimento de cerca de 10 milhões de euros, irão permitir a criação de 80 novos postos de trabalho.

Numa cerimónia que decorreu na Ayeme Cozinhas, as nove empresas assinaram o protocolo que  lhes concede o estatuto de Projeto de Interesse Municipal, recebendo benefícios fiscais por parte do Município de Santo Tirso na ordem dos 200 mil euros.

Ao todo, o investimento da Casa Bessa, Finieco, Ninhus, PDA, Plusgreen, Augusto Moreira, Residência Monte do Rego, GeoWorld e Norblend ascende aos 10 milhões de euros. “Sete destas empresas já estavam localizadas em Santo Tirso e apostaram no crescimento e na modernização e as outras são referentes a novos negócios no setor do turismo”, explicou na ocasião o presidente da Câmara Municipal Tirsense, Alberto Costa.

A atuar no setor dos polímeros, do têxtil, da metalomecânica, do papel, do agroalimentar e do turismo, as nove empresas criaram, ou estão a criar, um total de 80 novos postos de trabalho. Durante a cerimónia, Alberto Costa deixou a garantia de que a Câmara Municipal continuará a ser “um parceiro de excelência”, “não só através de incentivos fiscais, mas também do acompanhamento personalizado do Invest Santo Tirso e da aceleração de processos e burocracia”. Até porque, enfatizou, “foi esta aposta, a par da modernização e qualificação das empresas, que permitiu que Santo Tirso subisse 30 lugares no ranking dos municípios com maior salário médio mensal”. Todo este trabalho conjunto, entre a Câmara e as empresas, “posicionou Santo Tirso como um dos mais dinâmicos concelhos da região Norte”, apontou. Assinale-se que, de acordo com os últimos dados da Pordata, em 2016, Santo Tirso se encontrava em 128º lugar entre 308 municípios, com uma salário bruto médio de 899,00 euros.

Ao todo, são já 38 os Projetos de Interesse Municipal atribuídos pela autarquia de Santo Tirso, num universo de 250 milhões de euros de investimento, cerca de 1200 novos postos de trabalho e um apoio da Câmara Municipal que ultrapassa os 3,5 milhões de euros. Segundo Alberto Costa, todos os investimentos que têm vindo a ser feitos no Município tirsense “são o resultado de uma estratégia ambiciosa e exigente de diplomacia económica, de facilitação do investimento e de melhoria das condições de acolhimento empresarial”.

Destinado a empresas que pretendam instalar-se no concelho e àquelas que, estando instaladas, apresentem projetos de expansão, o estatuto de Projeto de Interesse Municipal permite obter reduções em licenças municipais, taxa municipal de urbanização, derrama, IMT e IMI.

Fontes: Município de Santo Tirso, Pordata; Imagem: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Economia

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.