Passeio pedestre e exposição dão a conhecer hábitos alimentares de outros tempos

Micologia | Esposende dá a conhecer “O enigmático Mundo dos Cogumelos”

Micologia | Esposende dá a conhecer “O enigmático Mundo dos Cogumelos”

Pub

 

 

Os Serviços de Património Cultural e de Arqueologia da Câmara Municipal de Esposende organizaram uma viagem pel’ “O Enigmático Mundo dos Cogumelos” dando a conhecer o património cultural e ambiental das margens do rio Neiva através de um conjunto de atividades habitualmente realizadas pelos nossos antepassados centradas no seu conhecimento sobre recursos comestíveis da floresta.

A proposta de um passeio por paisagens de incomparável beleza e biodiversidade, numa época em que os cogumelos dão cor e encanto aos campos e bosques de Esposende, permitiu a exploração do conhecimento que os antepassados tinham sobre os recursos comestíveis da floresta.

Os participantes tiveram oportunidade de conhecer “A importância dos cogumelos para o equilíbrio dos sistemas florestais e dos habitats naturais”, uma exposição itinerante produzida pela Associação Assobio.

Esta iniciativa que contou com o contributo da Associação Assobio, da Associação Rio Neiva e da Escola Profissional de Esposende terminou à mesa, degustando uma feijoada de cogumelos. Com a organização desta iniciativa, pretende-se divulgar e valorizar recursos endógenos de âmbito cultural e ambiental, promovendo, igualmente, a animação turística do território.

Confecionar Pão Galaico

Por outro lado, o Centro Interpretativo de S. Lourenço promove, ainda, às terças e quintas-feiras, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, ateliês de confeção do Pão Galaico, cuja participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória até ao segundo dia útil anterior, através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960 179.

Desde a Pré-História que a castanha e a bolota eram usadas como complemento na alimentação humana. Divulgar a importância destes frutos na alimentação galaico-romana é uma das finalidades da atividade, onde os participantes terão oportunidade de confecionar e degustar o seu próprio pão.

Fonte e Imagens: Município de Esposende

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.