Campeonato do Mundo de Basquetebol e de Judo para atletas com Síndrome de Down teve início na manhã deste sábado, 30 de novembro

Desporto | Guimarães afirma-se como referência na prática de desporto inclusivo

Desporto | Guimarães afirma-se como referência na prática de desporto inclusivo

Pub

 

 

A cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo de Basquetebol 3×3 e de Judo para atletas com Síndrome de Down decorreu na manhã deste sábado, 30 de novembro, no pavilhão da EB23 de Caldas das Taipas, em Guimarães. Esta competição internacional serve de preparação para os Jogos Paralímpicos de 2020 com a participação de uma centena de atletas em representação dos seguintes países: Croácia, Kuwait, Roménia, Itália, Polónia, Rússia, Turquia, Suécia e Portugal.

O Vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, salientou que “a prática de desporto é fundamental para a construção de uma sociedade” ao sublinhar que “quanto maior é o número de praticantes, mais competitiva se torna” e neste capítulo vincou que “ninguém pode ficar para trás”. Ricardo Costa fez alusão ao território de Guimarães como “referência na prática do desporto de inclusão” partilhando o “mérito” pelos “clubes e associações desportivas que têm feito um trabalho notável nesta área”.

O diretor regional do norte do IPDJ, Vítor Dias, mencionou o “trabalho magnífico” realizado nesta área de integração e vincou a necessidade de “criar as mesmas oportunidades e os mesmos acessos à prática de desporto” para os jovens com Síndrome de Down.

O presidente do Comité Organizador transmitiu a mensagem do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. “O desporto inclusivo está vivo e Guimarães faz uma justa homenagem aos que vivem o desporto inclusivo, quer a quem o pratica como a quem está envolvido na sua organização”, referiu o ministro.

A competição foi declarada aberta por Neno, contando ainda com a presença do olímpico Nuno Delgado como patrono destes campeonatos do Mundo. A sessão oficial da cerimónia de abertura contou ainda com as presenças de Ricardo Costa, Vereador do Desporto da CM Guimarães, Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social da CM Guimarães, Geoff Smedley, Presidente da SUDS (Sport Union Down Syndrome) Vítor Figueiredo, do Comité Olímpico de Portugal, Vítor Dias, delegado do IPDJ, José Costa Pereira, Presidente da ANNDI, Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldas das Taipas, Miguel Pinto Lisboa, presidente do Vitória SC e Rui Leite, presidente da Cercigui.

O Campeonato do Mundo de Basquetebol 3×3 e de Judo para atletas com Síndrome de Down, é organizado pela ANDDI-Portugal (Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual), com o apoio do Município de Guimarães, decorre entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro no pavilhão da EB 23 de Caldas das Taipas.

Fonte e Imagens: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Desporto

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.