Cerimónia conta com a presença de Vieira da Silva, anterior Ministro do Trabalho e da Segurança Social

Homenagem | Partido Socialista de Famalicão presta tributo a Armando Bacelar

Homenagem | Partido Socialista de Famalicão presta tributo a Armando Bacelar

Pub

 

 

A Concelhia do Partido Socialista de Vila Nova de Famalicão vai realizar uma sessão de homenagem a Armando Bacelar, o histórico antifascista famalicense. A sessão terá lugar no próximo a ter lugar no próximo sábado, dia 23 de novembro, e decorrerá no âmbito das atividades relativas ao Centenário do seu nascimento em 25 de Setembro de 1919.

Armando Bacelar, natural de Vila Nova de Famalicão, foi um ilustre advogado, escritor e político português que chegou a desempenhar funções de Ministro  dos Assuntos Sociais no I Governo Constitucional.

Quem foi Armando Bacelar?

Armando Bacelar participou em todos os combates políticos relevantes no pós-guerra até à Revolução do 25 de Abril de 1974. Ainda estudante na Academia de Coimbra colaborou com os escritores Fernando Namora, José Gomes Ferreira, João José Cochofel, Joaquim Namorado na criação da revista Vértice e no lançamento do Novo Cancioneiro, donde emerge o Movimento literário e artístico do neorrealismo. A advocacia que exerceu desde 1944, com o escritório em Famalicão, foi também um instrumento de luta política na defesa dos presos políticos nos tribunais plenários. Foi ministro dos Assuntos Sociais no I Governo Constitucional. Em 1996, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 1992, apresentou, nas II Jornadas de História Local, uma comunicação em que divulgou as suas memórias, num texto publicado no Boletim Cultural de Famalicão “Memórias de Tempos Idos”. Por essa altura doou ao Município de Famalicão a sua biblioteca pessoal (2605 livros) e o seu espólio (611 unidades), os quais se encontram no Fundo Local da Biblioteca Municipal. Doou também uma coletânea de poesia “Eu e Tu Só”, onde seleciona a poesia dispersa que publicou, expressando em carta a vontade de a publicar, o que nunca aconteceu.

Refira-se que o Município de Famalicão disponibiliza online uma “Biblioteca Digital – Fundo Local da Oposição Democrática”, através do site da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, uma série de documentos exclusivos das lutas pela liberdade que Armando Bacelar e outros travaram no concelho e no país.

Da referida sessão de homenagem consta o seguinte programa:

– 10h30m: Romagem ao Cemitério Municipal

– 11h00m: Descerramento na Sede do PS de V.N. Famalicão da Placa Evocativa dos 100 anos do nascimento do Dr. Armando Bacelar

– 11h15m: Sessão solene de Homenagem ao Dr. Armando Bacelar, comunicação pelo Dr. Vieira da Silva (Ex-Ministro da Segurança Social) subordinada ao tema “A evolução das políticas sociais em 40 anos de Democracia“.

Fonte: PS; Imagens: (0) PS, (1) Sérgio Valente

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.