Na edição 2019, ‘Filomena’ recebeu os prémios de Melhor Filme e Melhor Elenco

Cinema | YMotion consagra Pedro Cabeleira e impulsiona criação de cinema jovem em Famalicão

Cinema | YMotion consagra Pedro Cabeleira e impulsiona criação de cinema jovem em Famalicão

Pub

 

 

Os jovens de Vila Nova de Famalicão vão poder explorar e potenciar o seu talento ao nível da produção e realização de cinema com recurso ao equipamento profissional que estará disponível no novo laboratório de experimentação de multimédia e audiovisual que vai ser instalado na Casa da Juventude de Vila Nova de Famalicão no decorrer do próximo ano. A novidade foi avançada pela vereadora da Juventude, Sofia Fernandes, na sessão solene de encerramento do YMotion 2019 –  Festival de Cinema Jovem de Famalicão que decorreu no passado sábado, dia 9, no Centro de Estudos Camilianos.

Em 2019, o YMotion consagrou o jovem realizador Pedro Cabeleira com o Grande Prémio Joaquim de Almeida e a atriz Beatriz Batarda com uma merecida homenagem pela sua carreira na sétima arte.

A fase final da 5ª edição do Ymotion decorreu entre os dias 2 e 9 de novembro, com mais de 40 curtas em competição extraídas de 170 candidaturas. Para além do prémio de Melhor Filme, com “Filomena”, Pedro Cabeleira venceu ainda o prémio de Melhor Elenco pelo mesmo filme, a história de uma empregada doméstica que sonha para além do seu precário quotidiano.

A consagração chegou também a Guilherme Daniel e a sua “Estranha Casa na Bruma” venceu o Prémio de Fotografia, a de Rúben Sevivas com “Direito à Memória”, sobre a única gravação da campanha eleitoral de Humberto Delgado, que conquistou o prémio de Melhor Documentário. Os restantes prémios foram atribuídos a “Equinox”, de Bruno Carnide (Argumento e Animação), o díptico western caseiro “Billy: The Kid” e “Johnny: The Punisher”, ambos de César Santos (Prémio Escolas) e “O Jardim”, de Bruno Moreira (Prémio Público).

Mais do que os prémios individuais, foi num ambiente de festa e de valorização do novo cinema jovem português que decorreu o encerramento de mais uma edição do YMotion com um aplauso unânime do júri, composto pelo argumentista Tiago R. Santos, a atriz Soraia Chaves, o ilustrador Pedro Mota Teixeira, o humorista Nuno Markl, os jornalistas Vitor Moura e Tiago Fernando Alves e a realizadora e atriz Inês Sá Frias, aos vencedores e à aposta do município de Famalicão na organização de um festival de cinema jovem.

Essa mesma nota foi deixada com particular ênfase pela homenageada da noite, Beatriz Batarda, felicitando o pelouro do Juventude de Famalicão pela organização de “um festival dedicado ao sangue novo fora dos grandes centros urbanos” e que isso justificou “que fizesse 300 km numa tarde com as suas três filhas para receber um prémio de carreira em Famalicão”.

Fonte e Imagens: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Cultura, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.