Lídia Dias: ‘Braga em Risco’ une gerações, artistas e linguagens

Ilustração | Ilustradores dão vida a expressões de Braga

Ilustração | Ilustradores dão vida a expressões de Braga

Pub

 

 

O lançamento de uma coleção de postais ilustrados alusivos a expressões típicas de Braga é o grande destaque da quarta edição do ‘Braga em Risco’, o encontro de ilustração que o Município de Braga realiza entre este sábado, 9, e o próximo dia 17 de novembro.

Expressões como ‘Mais velho do que a Sé de Braga’, ‘Penico do Céu’,  ‘Cidade dos Arcebispos’ ou ‘Ver Braga por um canudo’ foram trabalhadas por 26 ilustradores nacionais cujos trabalhos estão expostos na Casa dos Crivos. Mas os trabalhos deste ‘Braga em Risco podem ser vistos em diversos locais, nomeadamente, para lá da já referida Casa dos Crivos, o Edifício do Castelo, a livraria Centésima Página, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva  e o Palácio do Raio, num total de doze exposições individuais e três exposições coletivas.

Com a curadoria de Pedro Seromenho, o ‘Braga em Risco’ tem vindo a cativar e entusiasmar os apreciadores da ilustração e do livro infantil, apresentando este ano várias novidades desde logo com as exposições coletivasRisco Emergente’ e ‘Risco Internacional’ que reúnem talentos emergentes e ilustradores provenientes de Israel, Rússia, Itália, Espanha e França. Como assinala o ilustrador no catálogo da mostra, “desde o início, sempre se tornou impossível dissociar o fazer do saber, assim como o ler do ilustrar: por isso é que, das sessões de apresentação de livros, nasceram e nascerão os respetivos ateliers temáticos e, através das exposições, criaram-se e criar-se-ão horas do conto e visitas guiadas pelos referidos espaços do encontro”.

A par da música e do teatro infantil, o programa desta IV edição inclui dezenas de oficinas e workshops, encontros com ilustradores, apresentações de livros e um mercado riscado.

Para a vereadora da Cultura, Lídia Dias, o ‘Braga em Risco’ é um evento que “une gerações, artistas e linguagens”. “A mais-valia deste encontro é trazer a ilustração e o livro para a rua e fazer com que ambos façam parte da nossa vida”, referiu a vereadora durante o circuito inaugural das 15 exposições que integram o programa da IV edição do evento.

O ‘Braga em Risco’, que tem vindo a consolidar a vertente pedagógica junto do público, das famílias e das escolas do concelho bracarense, voltará a contar com ilustradores nas escolas a comunicar com os mais novos.

 

Fonte e Imagens: Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Arte, Cultura, LifeStyle

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.