XVII Jornadas de Cultura Alemã incluem exposição, palestras, ciclo de cinema e concurso de escrita criativa

Queda do muro de Berlim assinalada pela UMinho

Queda do muro de Berlim assinalada pela UMinho

Pub

 

Os 30 anos da queda do Muro de Berlim são assinalados pelo Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos do Instituto de Letras e Ciências Humanas (DEGE-ILCH) da Universidade do Minho, em Braga, assinala este mês  que deixou de dividir a Alemanha e o mundo em dois blocos políticos. O programa das “XVII Jornadas de Cultura Alemã” inclui uma exposição, palestras, um ciclo de cinema e um concurso de escrita criativa. As iniciativas têm participação gratuita e decorrem no campus de Gualtar, em Braga.

O espaço B-lounge da Biblioteca Geral acolhe até 23 de novembro a mostra “O poder das emoções. Alemanha 19|19“. Há para ver vinte cartazes, cada um sobre uma emoção, desde o afeto e o amor, a curiosidade e a cólera, o entusiamo e a esperança, o luto e o medo, até ao ódio, a repugnância e a vergonha. As 140 fotos e fac-símiles presentes trazem uma nova conceção de olhar para a História através dos afetos. Aborda-se, por exemplo, a Constituição da primeira República Alemã (1919), a depressão económica (1929), o início da II Guerra Mundial (1939), a criação das “duas Alemanhas”, RDA e RFA (1949), a mudança para a social-democracia na RFA (1969) e a queda do muro de Berlim (1989).

Em simultâneo, decorre um concurso de escrita criativa em língua alemã, que desafia os interessados a enviarem um texto com cerca de 400 palavras relacionado com as emoções evocadas na exposição, até dia 30, para o email natnunes@ilch.uminho.pt. O vencedor vai ser anunciado a 10 de janeiro de 2020, no facebook do DEGE. Entretanto, esta quarta-feira, dia 6, às 16h00, também no B-lounge, realiza-se a aula aberta “‘Emoções ao rubro’: O outono quente de 1989 e a queda do Muro de Berlim”, com intervenções de Mário Matos e Nadejda Machado, professores do DEGE.

Já o ciclo de cinema está marcado para os dias 11, 12 e 28, respetivamente com os filmes “Alameda do Sol” (1999), de Leander Hauβmann, Adeus Lenine!” (2003), de Wolfgan Becker, e “A Revolução Silenciosa” (2018), de Lars Kraume. As duas primeiras sessões começam às 16h00 e a última às 14h00, sempre no auditório do ILCH. As películas refletem diversas questões socioculturais e políticas no seio da extinta República Democrática Alemã.

As “XVII Jornadas de Cultura Alemã” são promovidas pelo DEGE-ILCH e pelo Núcleo de Estudos Transculturais do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho. A exposição tem o apoio do Instituto Goethe, do Ministério Federal das Relações Externas da Alemanha, da Fundação Memória, Responsabilidade e Futuro e da Fundação Federal para a Investigação da Ditadura do SED (Partido Único Socialista).

emoções ao rubro - o poder das emoções - ci~encias sociais - universidade do minho - braga - queda do muro de berlim - 30 anos

Imagens: UMinho

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Ensino, História

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.