Banda ‘Variações’ encerra festival
Cinema | YMotion 2019 entra na reta final com a exibição de filmes a concurso

Pub
O concerto da banda que dá voz às músicas do filme Variações e a estreia nacional dos filmes vencedores do 30.º Festival Internacional de Curtas de São Paulo são alguns dos destaques da quinta edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão que este ano decorre de 2 a 9 de novembro e que culminará com uma gala onde serão anunciados os grandes vencedores do festival e será realizada uma homenagem à atriz Beatriz Batarda.
No total, são 44 os filmes selecionados para competição, de um total de 172 candidaturas submetidas e avaliadas pelo crítico de cinema e comissário do festival Rui Pedro Tendinha.
O público vai ter agora a oportunidade de conhecer os filmes a concurso, numa mostra que decorrerá de 2 a 7 de novembro, entre os auditórios da Casa da Juventude, da Casa de Esmeriz e da Associação Teatro Construção, em Joane, em Vila Nova de Famalicão, e ao longo da qual decorrerão as votações para o vencedor do “Prémio do Público” (350 euros).
As restantes categorias – Grande Prémio Joaquim de Almeida (2500 euros), Prémio Escolas Secundárias (750 euros), Prémio Melhor Documentário (750 euros), Prémio Melhor Animação (600 euros), Melhor Elenco, Melhor Direção de Fotografia e Melhor Argumento (250 euros) – serão sujeitas à avaliação final do júri do Ymotion, composto pelo argumentista Tiago R. Santos, a atriz Soraia Chaves, o ilustrador Pedro Mota Teixeira, o humorista Nuno Markl, os jornalistas Vitor Moura e Tiago Fernando Alves e a realizadora e atriz Inês Sá Frias.
Mas até à sessão de encerramento do Ymotion, marcada para o dia 9 de novembro, às 21h30, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, muito se vai falar de cinema em Famalicão.
No dia 8, o Centro de Estudos Camilianos recebe a Mostra do Novíssimo Cinema Português comissariada por Rui Pedro Tendinha e onde serão exibidas e comentadas “quatro pérolas da curta-metragem” da produtora “Bando à Parte” (14h30) e os filmes vencedores do 30.º Festival Internacional de Curtas de São Paulo (21h30). Encerra a mostra de cinema jovem famalicense, o concerto da banda do filme Variações, que está marcado para as 22h00.
A entrada para todas as sessões e para o concerto é gratuita, mas limitada à capacidade das salas.
Organizado pelo pelouro da Juventude da Câmara de Famalicão, o Ymotion é dirigido aos jovens entre os 12 e os 35 anos e assume-se cada vez mais como uma verdadeira plataforma de incentivo ao novo cinema nacional.
Fonte e Imagens: Município de Famalicão
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Partidos e Movimentos Políticos 1910 – 1974 | Afonso Costa e a Refundação do Partido Republicano Português (1910-1920) – 1. O Congresso de Lisboa, de 27 a 30 de outubro de 1911

Mostra de documentários de Carlos Eduardo Viana arranca esta Segunda-feira no Teatro Municipal Sá de Miranda
Projecto Alto Minho 4D – Viagem no Tempo apresentado em Viana do Castelo

A convite dos Rotários de Famalicão, o consultor de gestão expõe a sua teoria e conhecimentos sobre empreendedorismo
Palestra| Miguel Matos expõe “Um negócio como instrumento de liberdade” é a palestra

Futuro Arquivo Municipal estará dotado com valências tecnológicas para facilitar consulta, pesquisa e investigação e contribuir para melhor conhecimento da História local
Esposende organiza arquivo para valorizar a memória e a identidade

Que 2022 seja um excelente ano é o desejo da VILA NOVA Online para todos os seus leitores, colaboradores e amigos!
Bom Ano 2022

Obra sintetiza ‘com uma unidade perfeita os dois momentos e os dois estados da sua personagem até esta se transformar numa terceira personagem, mais desencantada, mas também mais experiente no que se poderia chamar «o árduo ofício de viver»’
‘Um verão de amor’ (1951) de Ingmar Bergman ‘é o mais belo dos filmes’
Comente este artigo
Only registered users can comment.