Trabalho do artista reinventa os pressupostos clássicos da escultura

Escultura | Rui Sanches apresenta ‘Anunciação’ em Santo Tirso

Escultura | Rui Sanches apresenta ‘Anunciação’ em Santo Tirso

Pub

 

 

A escultura faz parte das obras da coleção de Serralves e pode ser vista na Capela do Senhor dos Passos, em Santo Tirso, desde esta quarta-feira, 16 de outubro. “Anunciação” de Rui Sanches é apresentada em exposição promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Fundação de Serralves.

Rui Sanches desenvolve desde o princípio dos anos 80, algumas das obras mais relevantes do panorama da arte contemporânea em Portugal, no que se refere à escultura. Solidamente ancorado num aturado conhecimento da história da arte, o trabalho de Rui Sanches reinventa os pressupostos clássicos da escultura através do desenvolvimento de princípios construtivos básicos e da combinação da madeira com outros materiais, nomeadamente o contraplacado, ferro, alumínio, espelho e gesso.

Na presente escultura, módulos em madeira agrupam-se numa área de conversação, sugerindo uma tensão permanente entre o geométrico e o orgânico, num precário e inquietante equilíbrio.

O escultor é, ainda, um dos artistas com obra no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, em Santo Tirso. “Um espaço para Santo Tirso”, é uma escultura em mármore, construída em 1993 e localizada nas imediações do Mosteiro de S. Bento.

Anunciação” é uma exposição promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso e estará patente até 15 de dezembro de 2019. Reveste-se de especial significado por expor uma obra de um dos mais destacados escultores portugueses representado na coleção de Serralves.

Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar este acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. Este programa de itinerâncias percorre o país, apresentando diferentes exposições e obras em mais de 30 locais e municípios, cumprindo assim a Fundação de Serralves, que este ano celebra o seu 30º aniversário, a sua missão de apoio efetivo à descentralização da oferta cultural.

Fonte e Imagens: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Arte

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.