Ricardo Rio: Vamos trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros no sentido de ajustarmos a nossa atuação

Cidade | Braga segue na linha da frente da concretização dos Objetivos de Densevolvimento Sustentável

Cidade | Braga segue na linha da frente da concretização dos Objetivos de Densevolvimento Sustentável

Pub

 

 

O Município de Braga apresentou esta quinta-feira, 17 de outubro, o Índice de Sustentabilidade Municipal, uma ferramenta que reflete o nível de concretização da sustentabilidade da autarquia face aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

No estudo, realizado pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP-Local) da Universidade Católica, a autarquia bracarense surge na linha da frente na concretização dos ODS em Portugal, ao apresentar uma taxa de execução de 69,1 por cento.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, congratulou-se com os resultados alcançados, salientando o facto deste indicador da sustentabilidade municipal permitir perceber se a atuação municipal está no caminho certo e quais as áreas a melhorar. “A partir destes resultados, vamos trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros no sentido de ajustarmos a nossa atuação”, referiu Ricardo Rio.

O estudo ontem apresentado conclui que o Município de Braga concretizou, globalmente, 69,1% dos ODS.  Este número encontra-se acima da concretização em Portugal (62,6%), a Norte (61,9%), na região do Cávado (65,5%) e acima dos concelhos de Alta Densidade (63,1%).

Estes resultados comprovam que o Município de Braga “está na linha da frente na concretização dos ODS em Portugal aproximando-se muito das metas das Nações Unidas”, destacou o autarca. Com estes resultados, Braga posiciona-se estrategicamente como um agente ativo na construção de políticas sustentáveis e alinha a sua estratégia aos 17 objetivos do desenvolvimento Sustentável constituídos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. “Braga está a desenvolver medidas compatíveis com o bem-estar da população, de forma a construir uma cidade sustentável e que seja simultaneamente um bom local para viver e visitar”, sustentou o autarca bracarense.

Da responsabilidade do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião CESOP-Local, da Universidade Católica, o Índice de Sustentabilidade Municipal decorre em parceria com 22 municípios, medindo a concretização, a nível local, dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável Municipal, nomeadamente Matosinhos e Santo Tirso, na região Norte.

Projeto Territórios Sustentáveis, desenvolvido no quadro desta parceria, apresenta-se como um processo de mediação, partilha e transferência de boas práticas e conhecimentos para o caminho do desenvolvimento sustentável ao nível local.  Permite acrescentar valor às dinâmicas das comunidades societais, ao disponibilizar informações relevantes de apoio à decisão autárquica, na definição da sua estratégia.

O Índice de Sustentabilidade CESOP-Local procura refletir o nível de concretização da sustentabilidade de cada município do país. É composto por indicadores e objetivos que traduzem os 17 objetivos e as 169 metas constantes da Agenda 2030.

O relatório do índice de Sustentabilidade Municipal de Braga em 2019 está disponível para consulta no portal do Município de Braga.

Fonte e Imagens: Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.