UMinho organiza encontro que reúne mais de 200 especialistas de 27 países

Saúde | Sociedade Internacional do Metabolismo do Cancro realiza Encontro Anual em Braga

Saúde | Sociedade Internacional do Metabolismo do Cancro realiza Encontro Anual em Braga

Pub

 

 

As Escolas de Medicina e de Ciências da Universidade do Minho organizam entre esta quinta-feira, 17 de outubro, e sábado, 19, o 6º Encontro Anual da Sociedade Internacional do Metabolismo do Cancro (ISCaM), na Colunata Eventos do Bom Jesus, em Braga. É o primeiro encontro desta natureza em Portugal e junta 200 participantes de 27 países. O programa inclui 18 sessões plenárias, 16 comunicações orais e 92 posters, destacando os últimos avanços na área e os caminhos para a transposição clínica em temas como a progressão tumoral, a diversidade de tumores, a genética, a resposta imune e a morte celular programada. Entre os palestrantes, contam-se diversos especialistas de renome na área, nomeadamente a Prof. Diane Barber (Universidade de São Francisco, EUA) e a Prof. Jacques Pouysségur (Centro Científico de Mônaco, MC).

Neste Encontro Anual da Sociedade Internacional do Metabolismo do Cancro que ora vai acontecer em Braga, a organização preparou um programa abrangente que aborda as muitas faces do metabolismo do cancro, destacando os recentes avanços no campo e o caminho a seguir para a tradução clínica.

O metabolismo do cancro tem atraído a atenção de investigadores e médicos nos últimos anos, sendo reconhecido como um alvo promissor para a terapia da doença. Além disso, a religação metabólica foi identificada como um mecanismo de resistência à terapia clássica e direcionada.

Este congresso abordará tópicos da dinâmica do pH do cancro; regulação genética e epigenética; heterogeneidade do cancro; progressão do cancro; morte celular programada; a temas quentes, nomeadamente dieta e microbiota; resposta imune; e uma sessão clínica sobre metabolismo como um alvo desafiador na terapia do cancro.

A sessão de abertura acontece ao início da manhã de quinta-feira, às 10h00, com as intervenções da pró-reitora para a Internacionalização da UMinho, Carla Martins, do presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, do presidente da Liga Portuguesa contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, Vítor Veloso, e das professoras Fátima Baltazar e Ana Preto, da comissão organizadora. Segue-se a conferência inaugural de Diane Barber (Universidade de São Francisco, EUA), sobre as dinâmicas de regulação no cancro e o uso de células estaminais.

Os trabalhos continuam depois com diversos especialistas em metabolismo tumoral, nomeadamente das universidades de Oxford, Cambridge (Reino Unido), Lovaina (Bélgica), Texas (EUA) e Copenhaga (Dinamarca), mas também de conceituados laboratórios e institutos estatais, da Associação Europeia da Investigação em Cancro e de multinacionais como a Nestlé. A conferência final é no sábado, às 15h00, com Jacques Pouysségur, do Centro Científico do Mónaco, sobre a segmentação de pressões ácidas, nutricionais e oxidativas no cancro. Segue-se o fecho com a presidente do ISCaM, Silvia Pastoreková, a vice-presidente da Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC), Joana Paredes, e as responsáveis da organização.

O evento é promovido pela UMinho, através do Instituto de Investigação em​ Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina e do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) da Escola de Ciências, com a parceria da ISCaM e o apoio de várias entidades e empresas.

Fonte: UMinho; Imagens: (0) Lab52, (1) UMinho

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Ciência

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.