Paulo Cunha: Dar escala àquilo que é Famalicão

Cooperação | Famalicão deu as boas-vindas à International Week

Cooperação | Famalicão deu as boas-vindas à International Week

Pub

 

 

A International Week de Vila Nova de Famalicão acabou de começar e a região já está a ganhar.

A autarquia famalicense assinou hoje um protocolo de cooperação com a Hope University de Liverpool, no Reino Unido, que estabelece a promoção de um programa de estágios para alunos desta instituição universitária inglesa em empresas e organizações famalicenses, sobretudo, nas áreas do têxtil e vestuário.

A assinatura do acordo foi concretizda esta quinta-feira, 17 de outubro, durante a manhã, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e uma das responsáveis da Hope University, Janice Egerton, na sessão inaugural da International Week que se realizou nos Paços do Concelho.

Este é, de resto, um dos vários protocolos de cooperação que vão ser assinados ao longo dos próximos dias. É que até 24 de outubro a International Week traz à cidade comitivas internacionais de origens diversas, nomeadamente de Liverpool, Lille, Saint-Fargeau-Ponthierry, Givors e Arteixo, entre outras cidades com as quais a cooperação é mais intensa.

As comitivas são compostas por eleitos locais, representantes institucionais, académicos, empresários, câmaras de comércio e indústria, bem como diplomatas com vista ao aprofundamento da cooperação institucional, cultural e económica.

Tudo, explica Paulo Cunha, para “dar escala àquilo que é Famalicão”.

“Sabemos que, com este tipo de atividades, os famalicenses [e as suas instituições], as nossas empresas, associações e escolas são guindadas para o plano internacional e passam a alcançar patamares que vão trazer frutos para Vila Nova de Famalicão”, referiu.

O edil acrescentou ainda que a autarquia “não está apenas focada no que se está a fazer de novo” e que por essa razão assinou também hoje um acordo de renovação da ligação que mantém há 30 anos com a cidade francesa de Saint-Fargeau-Ponthierry. “Estamos a dizer que a história está a ser respeitada e a dar um sinal de que queremos fazer laços sólidos e duradouros no tempo”.

Refira-se ainda que a cerimónia desta manhã contou com a presença de altos representantes de 15 países dos quatro continentes, entre os quais o Vice Mayor de Liverpool, Gary Miller, o embaixador de Angola, Carlos Alberto Fonseca, a embaixadora da Bélgica, Geneviéve Renaux, e a embaixadora da Ucrânia, Inna Ohnivets.

 

Fonte e Imagens: Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Economia, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.