Restaurante Pedra Furada recebe Prémio Especial do Júri

Gastronomia | Chefs Hernâni Ermida e Feliciano Silva atribuem ‘Galo de Ouro’ a 11 restaurantes de Barcelos

Gastronomia | Chefs Hernâni Ermida e Feliciano Silva atribuem ‘Galo de Ouro’ a 11 restaurantes de Barcelos

Pub

 

 

Já são conhecidos os vencedores do 14º Concurso do Galo Assado que está a decorrer, ao longo deste fim de semana, em 13 restaurantes do concelho de Barcelos.

Este ano, onze unidades de restauração foram galardoadas com o Galo de Ouro, fruto da avaliação de um júri técnico composto pelos conceituados chefes Hernâni Ermida e Feliciano Silva. Por sua vez, nas categorias seguintes apenas uma unidade ficou na categoria de Galo de Prata e Bronze.

Face ao aparecimento de composições com forte componente de inovação e qualidade apresentada foram ainda distinguidos com composições cénicas, o Restaurante Bagoeira, com o Prémio da Melhor Figuração alusiva à Lenda do Galo, face à composição apresentada; o Restaurante Pérola, com o Prémio Inovação; o Restaurante Manhoso, com a menção Honrosa de inovação; o Restaurante Galliano com a menção Honrosa pela criatividade e excelência de metodologia de confeção; e o Restaurante Pedra Furada com o Prémio Especial do Júri, pela excelência da peça e qualidade da confeção.

Em termos gerais, os jurados, exaltaram a qualidade da totalidade das composições, que acabam por ser distinguidas em pormenores em sede de concurso, mas que apresentam uma base comum, elencada nos produtos de excelência da região e que rememoram a tradição do Galo.

O Galo Assado tem vindo a afirmar-se como um prato de excelência no território barcelense e o facto de estar associado a um contexto histórico e simbólico ímpar – Lenda do Galo de Barcelos e peregrinação a Santiago de Compostela -, tem potenciado a sua cada vez maior implementação e aposta por parte das unidades de restauração que têm afirmado o “Galo Assado à Moda de Barcelos” como uma das iguarias chave do território barcelense.

O Concurso Galo Assado tem como objetivo principal dinamizar o setor da restauração em época baixa e constitui um argumento estratégico de afirmação de Barcelos no produto “Gastronomia” na região do Porto e Norte. Esta é também uma forma de capitalizar a imagem do galo de Barcelos para o setor da restauração e gastronomia.

Galo de Ouro
Restaurante Vera Cruz
Restaurante Pérola
Restaurante MuralhaRestaurante Bagoeira
Restaurante Manhoso
Restaurante Chuva
Restaurante Taberna do Armindo
Restaurante Solar Real
Restaurante Galliano
Restaurante Casa dos Arcos
Restaurante Pedra Furada

Galo de Prata
Restaurante Babette

Galo de Bronze
Restaurante Três Marias

Fonte e Imagens: Município de Barcelos

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.