Manuel Carneiro: O plástico nunca irá acabar

Negócios | Macar, empresa produtora de plásticos 100% reutilizáveis, visitada por Alberto Costa

Negócios | Macar, empresa produtora de plásticos 100% reutilizáveis, visitada por Alberto Costa

Pub

 

 

Alberto Costa, o presidente da Câmara de Santo Tirso, realizou uma visita, esta quarta-feira, 3 de outubro, a Plásticos Macar, na Zona Empresarial da Palmeira. “Trata-se de uma empresa que se soube reinventar e modernizar e onde o plástico é 100 por cento reutilizável”, valorizou o autarca.

Fundada em 1994 e liderada por Manuel Carneiro, a Plásticos Macar emprega 45 pessoas e dedica-se à produção de todos os tipos de sacos plásticos que são encaminhados, depois, para os mercados nacionais e internacionais. França, Suíça, Angola, Moçambique ou Cabo Verde são alguns dos países que absorvem os cerca de 40 por cento de exportações da empresa.

O presidente da Câmara, Alberto Costa, lembrou que “o posicionamento de Santo Tirso nesta área é muito forte, já que só em 2018, representou 43 por cento do total de exportações do Município”. O autarca deixa, por isso, claro que o objetivo é manter o apoio ao setor. A solução, garante, “passa por práticas mais amigas do ambiente, como a reutilização e a reciclagem”. Algo que a Plásticos Macar abraçou: “Trata-se de uma empresa que se soube reinventar e modernizar e onde o plástico é 100 por cento reutilizável”, sublinhou Alberto Costa.

Assumindo que “tudo o que é produzido é vendido”, Manuel Carneiro defende que “o plástico nunca irá acabar”, explicando a necessidade de despertar a consciência das pessoas para a sua reutilização. “Tem uma durabilidade muito grande e isso é um benefício, porque pode e deve ser reutilizado”, adianta. Um posicionamento partilhado pelo presidente da Câmara que defende a sensibilização da sociedade em torno das questões ambientais. “As empresas vão-se reinventando e é preciso que as pessoas percebam que mais do que acabar com o plástico é fulcral a mudança dos nossos comportamentos, optando por separar, reutilizar e encaminhar este tipo de produtos para os sítios certos”, concluiu.

A visita inseriu-se no Roteiro Invest Santo Tirso, périplo que tem levado o presidente da autarquia a visitar o comércio e indústria do concelho, com vista à promoção de sinergias e à dinamização económica do Município.

 

Fonte e Imagens: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Economia, Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.