‘AQUA Cávado: o rio que nos une’ liga Municípios de Esposende, Terras de Bouro, Amares, Vila Verde, Braga e Barcelos

Comunidade | Renovado o compromisso de defesa e promoção do rio Cávado no Dia Nacional da Água

Comunidade | Renovado o compromisso de defesa  e promoção do rio Cávado no Dia Nacional da Água

Pub

 

 

Assinalando o Dia Nacional da Água, o Museu da Geira do Gerês acolheu a sessão de encerramento da 5.ª edição do projeto “AQUA Cávado: o rio que nos une”, iniciativa que congrega os municípios de Esposende, Terras de Bouro, Amares, Vila Verde, Braga e Barcelos na defesa das potencialidades deste curso de água.

Nesta sessão foram apresentados os resultados da edição de 2019 que assinalou, conjuntamente, o Ano Nacional da Colaboração 2019.

Ao longo do ano decorreu a iniciativa “Dias Viver a Água”, que proporcionou, a mais de 500 crianças, jovens e professores, o contacto com o território, numa perspetiva de sensibilização ambiental, tendo como foco os rios Cávado e Homem, mas também o mar e a montanha. O projeto envolveu também a realização de várias sessões de esclarecimento dirigidas à população em geral, abordando temáticas como as alterações climáticas, linhas de água, plásticos nos oceanos e águas subterrâneas. As iniciativas de cariz desportivo também tiveram lugar, com a realização de caminhadas, ações de plogging e o grande evento Transcávado. Do programa fez parte, ainda, uma exposição itinerante de fotografia, intitulada “Segredos do Cávado” 2018 – 2019”, que passou já pelo Centro de Informação Turística de Esposende.

Perspetivando a continuidade do projeto, os parceiros apontaram novos desafios, tendo sempre como objetivo a Educação e a Sensibilização Ambiental, contribuindo para uma sociedade ecologicamente responsável, através da cooperação entre diversas entidades públicas e privadas e tendo sempre o Rio Cávado como elo de ligação entre os municípios e demais parceiros.

Esta postura enquadra-se, de resto, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas que o Município de Esposende tem em implementação.

Fonte: Município de Esposende; Imagens: (0) APCoelho, (1) Município de Esposende

**

*

Caro leitor

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede e pretende dar-lhe mais e melhor Informação e Opinião, o que só conseguirá através da aquisição e contratação de serviços e jornalistas estagiários numa primeira fase.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Deixamos ainda uma última sugestão. Na qualidade de amigo da Vila Nova, programe o seu donativo mínimo de 1,00 euro por mês. Ajudará a Vila Nova a estabilizar receitas e a encarar o futuro de forma mais sorridente ainda.

Caso deseje que lhe enviemos comprovativo da entrega efetuada, indique-nos, por favor, via email ou mensagem enviada para a caixa facebook da Vila Nova os seus dados fiscais.

Obrigado

*

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.