Turismo de Portugal e SIBS estabelecem parceria que permite conhecimento pormenorizado do perfil de consumo de cada mercado

Turismo | Sérgio Guerreiro mantém presidência do Comité de Turismo da OCDE

Turismo | Sérgio Guerreiro mantém presidência do Comité de Turismo da OCDE

Pub

 

 

O Turismo de Portugal foi reeleito para um terceiro mandato na presidência do Comité de Turismo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), reforçando a sua posição na discussão da agenda internacional do turismo. O cargo é ocupado por Sérgio Guerreiro, Diretor de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal, que continua assim a liderar o Bureau, que integra a Austrália, Canadá, Itália, Japão, Coreia do Sul, Suíça e, ainda, a União Europeia.

O exemplo de Portugal foi também escolhido para case study do projeto “Preparing the tourism workforce for the digital future”, a divulgar pela OCDE em 2020, e que visa fornecer recomendações de adaptação da formação dos trabalhadores do setor do turismo na transição para a economia digital.

Concretizando uma das metas inscritas na Estratégia Turismo 2027, que prevê a projeção do destino, afirmando Portugal nas organizações mundiais e na cooperação internacional, Portugal foi também recentemente reeleito para a Presidência do Conselho Executivo da OMT (Organização Mundial do Turismo), uma das principais organizações internacionais de turismo, e o Turismo de Portugal lidera o Market Intelligence Group e o Grupo de Operações do Brasil da European Travel Commission, associação que reúne 33 organismos de promoção da Europa.

Saber mais sobre os comportamentos de consumo dos turistas

Entretanto, com o objetivo de melhor conhecer os comportamentos de consumo dos turistas, o Turismo de Portugal estabeleceu uma parceria com a SIBS – Sociedade Interbáncaria de Serviços, no âmbito da qual as entidades desenvolveram a infografia ‘Destinos de Verão’.

O serviço SIBS Analytics permitirá incorporar informação privilegiada, de grande valor acrescentado, sobre os comportamentos de consumo em Portugal. Entre outros, esta infografia revela que, nas férias de 2019, os estrangeiros gastaram mais 7% em Portugal do que no período homólogo, enquanto o número de operações realizadas com cartão cresceu +17%. Cerca de 85% das operações de estrangeiros foram realizadas por Europeus. Entre estes, os Franceses são os europeus com mais operações realizadas. Ao mesmo tempo, relativamente aos portugueses, verificou-se também um crescimento das operações no estrangeiro nas férias deste ano, em +22%.

A Europa foi o principal destino das operações dos portugueses, representando 92% do total, com Espanha em 1ª lugar nas operações realizadas. Fora da Europa, e analisando o TOP 5 de países onde os portugueses realizaram maior número de operações, os Emirados Árabes registam o maior valor médio diário gasto por cartão (288€). Em território nacional, neste período de férias, os concelhos que registam maior variação do número de operações realizadas pelos portugueses foram Faro, Beja, Viana do Castelo, Bragança e Faial.

Estes dados permitem o conhecimento pormenorizado do perfil de consumo de cada mercado. Sendo esta informação muito útil também para a tomada de decisão das empresas do setor do turismo, o Turismo de Portugal irá desenvolver uma nova oferta de serviços de conhecimento, a disponibilizar em breve aos clientes do Turismo de Portugal na plataforma TravelBI.

Fonte e Imagens: Turismo de Portugal

**

*

Caro leitor

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede e pretende dar-lhe mais e melhor Informação e Opinião, o que só conseguirá através da aquisição e contratação de serviços e jornalistas estagiários numa primeira fase.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Deixamos ainda uma última sugestão. Na qualidade de amigo da Vila Nova, programe o seu donativo mínimo de 1,00 euro por mês. Ajudará a Vila Nova a estabilizar receitas e a encarar o futuro de forma mais sorridente ainda.

Caso deseje que lhe enviemos comprovativo da entrega efetuada, indique-nos, por favor, via email ou mensagem enviada para a caixa facebook da Vila Nova os seus dados fiscais.

Obrigado

*

Pub

Categorias: Economia

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.