Prova mítica diversificou trilhos e atravessou 22 freguesias dos concelhos de Barcelos e Braga

BTT | Filipe Ramos e Raquel Marques vencedores da prova maior do Givec Maratona 5 Cumes de Barcelos

BTT | Filipe Ramos e Raquel Marques vencedores da prova maior do Givec Maratona 5 Cumes de Barcelos

Pub

 

 

No último domingo, 29 de setembro, a 15.ª edição da Givec Maratona BTT 5 Cumes, que decorreu em Barcelos em prova organizada pelos Amigos da Montanha e que contou com o apoio da respetiva Câmara Municipal de Barcelos, voltou a ter partida no magnífico cenário do Centro Histórico de Barcelos para percorrer os trilhos de muitas freguesias de Barcelos e, ainda, do vizinho concelho de Braga.

Aos betetistas foi proposto o desafio de superar os cumes em uma das duas distâncias definidas para a prova: a meia maratona 3 Cumes, com 50Km e a maratona 5 Cumes, com 70 Km. Na maratona, os participantes tinham pela frente um percurso com cerca de 2 000m de desnível acumulado que os levava aos 5 Cumes propostos: Montes da Vaia; da Saia; de Vilaça; de Passos e de Airó. Já na meia maratona, o desnível era de 1 200m para os 3 Cumes: Montes da Vaia; da Saia e Airó. No total, o desafio passou por 22 freguesias dos dois concelhos.

A proposta anual é a conquista dos Cumes, mas em cada ano os desafios a superar na Givec Maratona BTT 5 Cumes são diferentes. A inclusão de trilhos do concelho de Braga foi uma das novidades este ano, diversificando a oferta aos participantes. Os trilhos, as localidades e as experiências vividas ao longo do percurso, os singletracks e os cumes desafiantes continuam a chamar grande número de participantes para esta prova mítica.

No último domingo, foi também tudo isto que os participantes realçaram na chegada à meta, onde muitos deles frisaram a marcação irrepreensível do percurso, o apoio dos voluntários durante a prova e a beleza dos trilhos. Realce, ainda, para os abastecimentos. Este ano, o abastecimento geral transformou-se num verdadeiro local de festa e a novidade passou pela música com a banda dos barcelenses CBO a animar esta zona sempre privilegiada para o convívio. E se a música fez as delícias de quem por ali parou, as iguarias propostas, com chocolates, espumante, presunto e as obrigatórias bolas de Berlim, uma imagem de marca dos 5 Cumes, não deixaram os participantes indiferentes. Todo o espírito de aventura é, assim, acompanhado de muito convívio com momentos de pura adrenalina, de belas paisagens mas, também, de muita festa e surpresas. “Supera-te à conquista dos 5 Cumes” é o mote dado e desde a primeira edição, em 2005, a particularidade da chegada aos cumes continua a ser um fator distintivo para quem vem até Barcelos.

Para além da prova de BTT, houve um percurso pedestre para conhecer a cidade e os principais pontos turísticos e uma aula de Spinning com o apoio do Máximo Gym.

No que toca a classificações, Filipe Ramos (BMC/Póvoa de Varzim/CVDC Navais) foi o mais rápido da distância dos 5 Cumes. João Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Sérgio Rego completaram o pódio no segundo e terceiro lugares, respetivamente. No setor feminino, Raquel Marques (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) cortou a meta em primeiro lugar, seguida da de Fátima Melo (Love Tiles) e Susana Santos (Guilhabreu BTT).

Na geral dos 3 Cumes, venceu Jorge Barroso (Team Optical+) seguido de Marco Correia (Bolflex BTTeam) e Tiago Boucinha (Ciclo Ucha). Nas senhoras, Raquel Cunha (Irmandade/Dias Alumínios) conquistou o primeiro lugar e foi acompanhada no pódio por Manuela Pontes (Os que Aparecem) e Isabel de Sousa (Lasalle Sports Team). O pódio do paraciclismo foi ocupado por Júlio Costa (BTT Braguinhas) e Rui Machado (New Cycle Team – NC Team BTT).

No sábado, dia 28, o destaque tinha sido já para o Onda Passeio 5 Cumes Jovem, uma atividade que juntou pais e filhos para pedalarem durante cerca de 14 km de trilhos, preparando os mais jovens para os 5 Cumes do futuro. Como fomento do desporto e do convívio entre gerações, esta atividade é de participação gratuita.

Fonte: AM

**

*

Caro leitor

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede e pretende dar-lhe mais e melhor Informação e Opinião, o que só conseguirá através da aquisição e contratação de serviços e jornalistas estagiários numa primeira fase.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Deixamos ainda uma última sugestão. Na qualidade de amigo da Vila Nova, programe o seu donativo mínimo de 1,00 euro por mês. Ajudará a Vila Nova a estabilizar receitas e a encarar o futuro de forma mais sorridente ainda.

Caso deseje que lhe enviemos comprovativo da entrega efetuada, indique-nos, por favor, via email ou mensagem enviada para a caixa facebook da Vila Nova os seus dados fiscais.

Obrigado

*

Pub

Categorias: Desporto

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.