Liberalismo e liberdade individual e igualdade perante a lei

Liberalismo e liberdade individual e igualdade perante a lei

Pub

 

 

Hoje fala-se novamente e muito em Liberalismo. O RE, “Renovar Europa”, antigo ALDE (Alliance of Liberals and Democrats for Europe) já é a terceira força política no Parlamento Europeu, tendo crescido bastante nestas últimas eleições europeias e colocado 108 deputados em Estrasburgo, muitos deles à custa dos países desenvolvidos do norte da Europa, onde este pensamento económico-político tem mais relevância. Em Portugal, o Iniciativa Liberal (IL) faz parte deste grupo.

Mas afinal o que defendem os liberais?

Liberais e a defesa das liberdades e direitos individuais

Em séculos anteriores os liberais fundamentaram a sua filosofia na liberdade individual, no entanto, este princípio passou aos poucos a ser defendido também na esfera económica, defendendo-se então uma economia de mercado livre e o mais independente possível das influências de Governos.

Liberalismo na atualidade

Ou seja, o verdadeiro Liberal respeita e defende as liberdades e os direitos de cada um, desde que em igualdade perante a lei. (confr. c/ o que Fernando Pessoa disse sobre isto). Defende o mérito. Defende, como é obvio, a soberania e a unidade nacional; a representatividade de cada comunidade ou região (defende por isso alteração da lei eleitoral de modo a uma efetiva e honesta representatividade e consequente descentralização); defende a divisão dos três poderes (Legislativo, Executivo e Judicial). Defende a igualdade de oportunidades, igualdade de raça, género e religião; ou seja, o respeito mútuo entre todos os credos e indivíduos. Defende obviamente o direito à opinião. Um Liberal não pode concordar com qualquer forma de socialismo já que reconhece e valoriza a propriedade privada, as leis básicas do mercado (da oferta e procura) e sobretudo apoia a redução dos impostos e do peso do estado, principalmente na sua influência sobre a economia. Por outro lado, o Liberal concorda que o estado deve ter grandes responsabilidades na saúde pública, na defesa, na educação, na habitação, na segurança social e nos pensionistas e, na minha opinião, também a responsabilidade da proteção civil, proteção ambiental e sobretudo fiscalização.

A ‘máxima liberdade’ de John Rawls

O pensador John Rawls compartilha da ideia de “uma máxima liberdade”, frisando o facto de que cada um deve respeitar que todos os demais desfrutem de igual direito à liberdade. Eu acrescentaria: todos temos “direitos” e “deveres” e os deveres são tão importantes como os direitos. Não é só o dever de respeitar os pares, mas o dever de pagar impostos justos, de preservar o ambiente, de participar socialmente e de aceitar as regras, entre outros. Os governantes e titulares de cargos públicos têm de dar exemplo, fomentando a honestidade, a ética, a missão de serviço público. Há, portanto, também o direito à indignação e ao protesto, porque não é isto o que cidadão comum vê!

Novos partidos prometem mudança nas políticas

Para os liberais, todos são iguais perante a lei, todos devem ter os mesmo direitos políticos e sociais sem qualquer tipo de privilégio ou vantagem e todos devem ter as mesmas oportunidades de ascender na escala social. Mesmo que os resultados e recompensas sejam diferentes, as condições e circunstâncias sociais devem ser as mesmas para todos, recompensando o mérito, o esforço e a disposição para o “trabalho”.

Hoje, no mundo e neste país, governa-se apenas para o voto, num discurso normalmente populista, oferecendo mundos e fundos com uma mão, mas tirando depois isso tudo com a outra e oferecendo-se “rebuçados” em vésperas de eleições (basta ver as promessas que os partidos mais votados fazem e que depois, quando governam, não cumprem). Interessa manter em primeiro lugar o “status quo”, com o pensamento focado no Partido, no “tacho”, na troca de favores, no ganho pessoal e imediato, na promoção social, e nunca no cidadão, no bem-estar nacional, no progresso. Os cargos são sempre para os mesmos, circulam entre eles, e não para quem efetivamente nos pode representar (como comprova a tradição na imposição de certos cabeças de lista oriundos da centralista Lisboa em listas da Província!). Contudo, novos partidos, alguns com propostas honestas e viáveis, como a Iniciativa Liberal, estão a surgir! Há de novo esperança, podemos finalmente mudar isto! Vote.

farmácia da madeira

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista - solidariedade social - voluntariado - dar-as-mãos - reffod - famalicão - mário passos - chma - raquel varela - escola - escola pública - docência - docentes - professores - escolas privadas - retrocesso social - reformas - classe social - liberdade - amor - gays - lésbicas - direito à diferença

PAN Braga quer criar Portal da Transparência Municipal

Centro do terrorismo internacional mais uma vez em Cabul

Dez (ou onze) livros para compreender a situação atual no Afeganistão

Todo o amor tem o seu tempo

Pub

Acerca do Autor

Francisco Pimentel Torres

Francisco J.R. Pimentel Torres, Engenheiro, nasceu no Porto em 1958 e vive desde criança em Braga onde estudou no Liceu Sá de Miranda e posteriormente se licenciou em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Minho. Frequentou também uma pós-Graduação em Ciências Multimédia na Universidade Católica do Porto. Começou a sua vida profissional como Systems-Engineer na Sopsi-Bull, passando depois para um agente IBM, onde coordenou equipas de desenvolvimento de software. Posteriormente estabeleceu e geriu a filial de Braga. Estabeleceu-se depois como Empresário e é hoje CEO de duas pequenas empresas e business-angel de uma startup tecnológica. Foi o Criador e Gestor da Rede Alumni “Pioneiros da Universidade do Minho”, e foi mais recentemente Presidente da Associação do Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AAEUM); foi também Membro do Conselho Alumni da Reitoria da Universidade do Minho. Escritor amador, autor de dois romances históricos: “1385 o Golpe dos Bastardos” e “1494 Tordesilhas”) e também de um Estudo Genealógico. É Colunista de Opinião em alguns Jornais regionais. É Desportista Veterano de Motociclismo (Enduro e Motocross) e de Golfe e foi enquanto jovem atleta de Andebol do ABC, sendo depois responsável pelas equipas dos escalões infantis. É sócio de diversas associações e membro do Partido Iniciativa Liberal. Gosta de Hard Rock e Blues, especialmente Beth Hart, White Buffalo, Metallica etc.., e tem como principais interesses o “e-government” Autárquico e Regional, a História Medieval, a leitura e viajar de moto.

Comente este artigo

Only registered users can comment.