Ana Isabel Silva e Ana Martins dão a conhecer as suas investigações
Viver | ‘Grávidas ativas, bebés (mais) saudáveis’ e ‘Sexo, drogas e rock & roll’ vão ao BarHaus em Braga

Pub
O PubhD UMinho retoma a sua atividade em Setembro e entra numa nova temporada no Barhaus, em Braga. A rentrée conta com Ana Isabel Silva (Estudos da Criança) que apresentará um projeto inovador envolvendo atividade física e grávidas e Ana Martins (Sociologia) que desafiará a audiência para refletir sobre sexo, drogas e rock & roll. O encontro está marcado para as 21h15 do dia 26 de Setembro. A entrada é gratuita.
Ana Isabel Silva: “Grávidas ativas, bebés (mais) saudáveis”
Já todos sabemos que a actividade física regular beneficia a saúde e o bem-estar, mas Ana Isabel Silva quis levar o assunto mais longe e demonstrar que a actividade física durante a gravidez não só beneficia a futura mãe como vai melhorar a saúde do recém-nascido. A sua investigação envolveu 313 grávidas dos concelhos de Guimarães e Vizela e teve como objetivo avaliar o impacto de um programa (específico) de atividade física durante a gravidez, na saúde da mãe e do bebé. Os resultados desta investigação, que foi orientada por Beatriz Pereira e Rafaela Rosário do CIEC, Universidade do Minho revelam um impacto positivo na saúde materna e neonatal e podem contribuir, com evidência científica, para programas e políticas a desenvolver com vista à promoção de estilos de vida saudáveis particularmente orientados para mulheres em idade fértil.
Ana Martins: “Sexo, drogas e rock & roll”
Não é a primeira investigadora a interessar-se pelo mundo da música, mas aquilo que Ana Martins se propõe estudar tem por objetivo identificar, compreender e mapear as principais representações de risco e de estigma associadas às manifestações rock em Portugal. A investigadora quer determinar o peso dos consumos de álcool e drogas na generalidade dos comportamentos de risco representados pelos atores sociais ligados à música rock e qual a evolução verificada desde 1960 até aos nossos dias. O seu projeto de doutoramento decorre no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto sob orientação de Paula Guerra e a originalidade da pesquisa passa por tentar perceber se o lema de Woodstock (“sexo, drogas e rock & roll”) foi assimilado na cultura rock em Portugal e na forma como são percepcionados os estilos de vida “rockeiros”.
O PubhD é um movimento internacional de divulgação informal da ciência, lançado em Nottingham (Reino Unido) em 2015 e que chegou a Portugal pouco depois. Tem como principais características a realização de conversas informais sobre projetos de investigação, em bares, limitando os oradores à comunicação criativa sem apoio de suportes multimédia e sujeitando-se eles às perguntas do público leigo no assunto. O PubhD UMinho conta até agora com a participação de 84 investigadores nas mais diversas áreas perfazendo, com esta, 40 sessões.
Fonte e Imagens: PubhD UMinho
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
About Author
Related Articles

28/9 Vila Nova de Famalicão
Identidade | Dia do Município assinalado em Famalicão com entrega dos Selos Visão ’25

Concerto intimista será acompanhado pela leitura de excertos do recente primeiro livro do cantor e compositor escocês residente em Famalicão
Música | Sandy Kilpatrick apresenta Origins #1: Portugal na FCM

Amigos de S. Vicente promovem atividade de sensibilização comunitária
Comunidade | ‘Vamos limpar a Praça das Fontainhas?’

Exposição multimédia com forte impacto visual e sensorial
Ambiente | ‘Mar de Plástico’ no Parque da Devesa em Famalicão

Artista eterniza no barro algumas das últimas formas vivas do Minho tradicional
Artesanato | Manuel Macedo expõe ‘Mãos de barro, figuras de vida’ no Museu de Olaria de Barcelos
Write a Comment
Only registered users can comment.