‘Grávidas ativas, bebés (mais) saudáveis’ e ‘Sexo, drogas e rock & roll’ vão ao BarHaus em Braga

‘Grávidas ativas, bebés (mais) saudáveis’ e ‘Sexo, drogas e rock & roll’ vão ao BarHaus em Braga

Pub

 

 

O PubhD UMinho retoma a sua atividade em Setembro e entra numa nova temporada no Barhaus, em Braga. A rentrée conta com Ana Isabel Silva (Estudos da Criança) que apresentará um projeto inovador envolvendo atividade física e grávidas e Ana Martins (Sociologia) que desafiará a audiência para refletir sobre sexo, drogas e rock & roll. O encontro está marcado para as 21h15 do dia 26 de Setembro. A entrada é gratuita.

Ana Isabel Silva: “Grávidas ativas, bebés (mais) saudáveis”

Já todos sabemos que a actividade física regular beneficia a saúde e o bem-estar, mas Ana Isabel Silva quis levar o assunto mais longe e demonstrar que a actividade física durante a gravidez não só beneficia a futura mãe como vai melhorar a saúde do recém-nascido. A sua investigação envolveu 313 grávidas dos concelhos de Guimarães e Vizela e teve como objetivo avaliar o impacto de um programa (específico) de atividade física durante a gravidez, na saúde da mãe e do bebé. Os resultados desta investigação, que foi orientada por Beatriz Pereira e Rafaela Rosário do CIEC, Universidade do Minho revelam um impacto positivo na saúde materna e neonatal e podem contribuir, com evidência científica, para programas e políticas a desenvolver com vista à promoção de estilos de vida saudáveis particularmente orientados para mulheres em idade fértil.

Ana Martins: “Sexo, drogas e rock & roll”

Não é a primeira investigadora a interessar-se pelo mundo da música, mas aquilo que Ana Martins se propõe estudar tem por objetivo identificar, compreender e mapear as principais representações de risco e de estigma associadas às manifestações rock em Portugal. A investigadora quer determinar o peso dos consumos de álcool e drogas na generalidade dos comportamentos de risco representados pelos atores sociais ligados à música rock e qual a evolução verificada desde 1960 até aos nossos dias. O seu projeto de doutoramento decorre no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto sob orientação de Paula Guerra e a originalidade da pesquisa passa por tentar perceber se o lema de Woodstock (“sexo, drogas e rock & roll”) foi assimilado na cultura rock em Portugal e na forma como são percepcionados os estilos de vida “rockeiros”.

PubhD vai nas 40 sessões em Braga

O PubhD é um movimento internacional de divulgação informal da ciência, lançado em Nottingham (Reino Unido) em 2015 e que chegou a Portugal pouco depois. Tem como principais características a realização de conversas informais sobre projetos de investigação, em bares, limitando os oradores à comunicação criativa sem apoio de suportes multimédia e sujeitando-se eles às perguntas do público leigo no assunto. O PubhD UMinho conta até agora com a participação de 84 investigadores nas mais diversas áreas perfazendo, com esta, 40 sessões em Braga.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital generalista

Imagens: PubhD UMinho

Apoiar VILA NOVA Online

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

Categorias: Agenda, Ciência

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.