Clube Sénior é direcionado a maiores de 55 anos

Vida Associativa | ‘Muitos dias têm cem anos’, projeto da Gerações para dar vida ao futuro dos seniores famalicenses

Vida Associativa | ‘Muitos dias têm cem anos’, projeto da Gerações para dar vida ao futuro dos seniores famalicenses

Pub

 

 

Em 2019-2020, o Centro Comunitário da Associação Gerações vai desenvolver, para os seniores atividades semanais regulares, com horário definido, que integram sessões para aprender a andar de bicicleta, artes com agulhas, correção postural/raquialgias, danças tradicionais, educação emocional, fotografia, ginástica, treino de equilíbrio e marcha, informática, inglês, meditação, pilates, pintura, utilização do smartphone e treino da memória. Tudo isto para lá de múltiplas outras atividades de caráter pontual.

 

 

Todas estas atividades ficaram decididas em diversas reuniões que se foram realizando na semana passada, em que participaram um total de mais de 170 seniores (número que excedeu as expetativas da instituição). Nessa altura, os responsáveis da Associação Gerações apresentaram e analisaram com os participantes o programa de atividades para o ano de 2019-2020, como sempre sendo umas de caráter regular e outras excecional, tendo o documento sido aprovado por unanimidade.

Assim, para lá das atividades referidas, todo o ano estará preenchido com múltiplas atividades, iniciativas e projetos, com datas já definidas, que pretendem dar vida ao futuro dos seniores famalicenses. Workshops de artes expressivas, culinária de Marrocos (cuscus, harshas e chás), culinária de Natal, auto maquilhagem, cozinha da França (patês, tarte de cereja, ratatuile) e várias sessões na Fundação Cupertino de Miranda que integram um workshop chamado “Documentum”, outro com a designação “Uma viagem por mares de cor” e um terceiro intitulado “Busca –Estima” são algumas das atividades previstas.

Além disso, acontecerão ainda sessões regulares de saúde mental, de fisioterapia (mobilidade, equilíbrio, força, incontinência urinária e como cuidar das costas), uso de tablet e telemóvel, mandalaterapia, yoga do riso, aromaterapia, educação para a saúde, tardes de jogos de mesa e atividades direcionadas para a saúde mental. Para enriquecer todos estes projetos, realizar-se-ão também várias atividades no exterior, com passeios e visitas de estudo.

O Clube Sénior da Associação Gerações é uma valência social direcionada para os maiores de 55 anos, ativos ou não, que oferece um conjunto de serviços altamente diversificados e promotores do envelhecimento ativo, bem – sucedido e saudável, em ligação estreita com o bem – estar físico e emocional, o combate ao isolamento e a aprendizagem ao longo da vida, tudo no pressuposto de que o ser mais velho e a situação de reforma não significam, em circunstância alguma, qualquer tipo de incapacidade.

O Clube Sénior oferece a todos os seniores um espaço imenso de criação, de arte, de memória, de sentimentos, de música, de dança e de diversão que enchem a vida das pessoas e que dão a todos mais esperança e mais futuro. Os seniores são também os protagonistas principais e únicos de uma nova forma de estar na vida, tornando-a mais alegre, mais sadia e mais atrativa.

Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidas da América, dizia que “os velhos têm o privilégio da tranquilidade. Podem fugir à vozearia da multidão e dedicar-se à conversa com os netos.” O Clube Sénior da Associação Gerações, mantendo a serenidade e a paz a que Thomas Jefferson se refere, transcende estes estados de alma, indo muito mais além em tudo o que pode ser considerado um enriquecimento e uma mais – valia para as vidas de todos e de cada um.

Durante todo o próximo ano a instituição não se vai limitar a gerir passivamente os dias que passam. Numa permanente e constante “inquietação positiva”, vai intervir e interagir com todos, mobilizando os seus recursos, sobretudo os seus recursos humanos, para a inovação e para a liderança de projetos, ações e iniciativas capazes de abrir novos horizontes aos “nossos seniores”, os destinatários diretos e últimos desta forma de agir inconformista e inovadora.

Fonte e Imagens: Gerações

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.