Debate ‘Costa e Rio’: um duelo de titãs

Debate ‘Costa e Rio’: um duelo de titãs

Pub

 

 

Perante a Nação, António Costa, Secretário Geral do Partido Socialista (PS), e Rui Rio, Presidente do Partido Social Democrata (PSD), dirimiram pontos de vista diferentes, como seria de esperar, sobre as políticas que defendem para o País.

Foi um diálogo aceso em determinados momentos e morno quanto baste na sua generalidade.

Um defendeu a sua governação sem recurso ao estado das contas públicas ou à calamitosa situação política do País e económica das famílias, entre outros efeitos da nefasta governação que o precedeu e que deixou o País numa situação de eminente colapso social e financeiro, usando argumentação de estadista em exercício de função e de quem continuará nesse exercício após as eleições legislativas de outubro.

O outro tentou desvirtuar essa governação com premissas de uma conjuntura internacional circunstancial favorável, omitindo as circunstâncias em que o seu interlocutor assumiu o poder, bem como as circunstâncias em que o fez uma vez que o Partido Socialista não ganhou as eleições e que o argumento ao tempo usado pelos seus colegas de partido era no sentido da realização de eleições antecipadas, acusando António Costa de “usurpação” de poder ao aceitar governar uma maioria Parlamentar a que chamaram “Geringonça”.

Rui Rio muniu o discurso com uma linguagem corrida do agrado do cidadão eleitor. Que, diga-se, lhe é peculiar.

Não entenderam, ou não o quiseram, os comentadores do nosso lastro político-partidário, enveredando por conclusões já banalizadas de vencedor ou de vencido neste tipo de intervenção tida por debates sabido que é não corresponderem a esse desígnio, uma vez que qualquer líder partidário aquilo que faz é tentar passar para o eleitorado e para os cidadãos em geral a sua mensagem política do modelo de sociedade que pretende implementar se for poder e quais as múltiplas diferenças que os distanciam dos demais partidos políticos.

A questão central é que o objetivo de ambos os interlocutores não foi o augurado pelos analistas, mas foi o que cada um a si próprio impôs como meta.

O objetivo de ambos visou estabilizar o voto já decidido e não gerar controvérsia fraturante que deslocasse esse voto já há muito decidido porque em causa esteve a franja do eleitorado que se identifica com a social-democracia situada entre o centro-direita e o centro-esquerda. Que é o espaço político disputado pelos dois partidos do arco do poder.

Neste particular, quer António Costa, quer Rui Rio, estiveram à altura das suas responsabilidades e da sua estatura política e intelectual.

PS muito perto da maioria absoluta nas Eleições Legislativas

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.portugal - vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - som - ruído - ambiente - poluição - sustentabilidade - construção civil - economia - empresas - tecnologia - jogo - comunicação - desporto - cultura - conhecimento - opinião - brincar - crianças - família - educação - ensino - tecnologia - aplicativo - app - blockchain - criptomoedas - bitcoin - finanças -

Pub

Brasil: crime no Amazonas

Braga emite parecer desfavorável à extração de lítio na região

Colaboradores de VILA NOVA Online

Donativos a VILA NOVA Online

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Crónica, Política

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.