Depois de ainda recentemente se ter apresentado em Braga e no Porto, a Orquestra Barroca Casa da Música apresenta-se na Praça da República, em Viana do Castelo, no próximo dia 11 de setembro, pelas 22h00, para o último concerto do programa Orquestra No Património que levou esta orquestra a viajar por todo o país. O espetáculo promete tem entrada livre.
No programa Orquestra no Património, a bordo de uma orquestra, somos lançados em viagens inesquecíveis a locais de visita obrigatória que, tal como a música, contam também parte da história do mundo. A música funde-se aqui com o carácter único e insubstituível de monumentos e locais singulares que testemunham a passagem do tempo e nos transportam para lugares de sonho e fruição.
A Praça da República de Viana do Castelo é rica em elementos históricos, destacando-se o chafariz, os antigos Paços do Conselho e o edifício da Misericórdia, todos datados do século XVI. É nesta praça histórica que a Orquestra Barroca Casa da Música se apresenta com o prestigiado maestro, violinista e contratenor Dmitry Sinkovsky.
Obras-primas intemporais da criatividade humana, plenas de valor simbólico, música e património de mãos dadas, servem de inspiração a uma série de grandes concertos que nos transportam por entre tempos e apontam a caminhos de descoberta. Assim, a noite começa com uma sinfonia de dança de Jean-Féry Rebel, compositor do Barroco francês, figura proeminente das cortes de Luís XIV e Luís XV. O ambiente festivo está presente na Música Aquática de Händel, escrita para acompanhar o séquito real britânico em excursão pelo Rio Tamisa. Depois de França e Inglaterra, esta viagem mágica termina em Itália com melodias contagiantes de Vivaldi, numa obra que dá protagonismo a vários instrumentos de sopro e aos tímpanos.
Programa
Jean-Féry Rebel – Sinfonia “Les éléments”
Georg Friedrich Händel – “Qual nave” de Radamisto; “Furibondo spira il vento” de Partenope; Suite em Fá maior de Música Aquática, HWV 348
Antonio Vivaldi – Concerto para violino, dois oboés, duas trompas, tímpanos e cordas, RV 562a
Dmitry Sinkovsky – violino, contratenor e direcção musical
Fontes: Município de Viana do Castelo e Casa da Música; Imagens: (0, 1) Casa da Música, (2) Município de Viana do Castelo
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*