Rafael Pinto: Do ponto de vista ambiental, é imperativo mudar a forma como produzimos e consumimos alimentos

Legislativas | Rafael Pinto e PAN-Braga visitam Vila Verde e Barcelos

Legislativas | Rafael Pinto e PAN-Braga visitam Vila Verde e Barcelos

Pub

 

 

Rafael Pinto, o cabeça de lista do PAN – Pessoas Animais Natureza pelo círculo eleitoral de Braga, acompanhado de outros elementos do partido, realizou, na passada sexta-feira, 6 de setembro, uma visita de trabalho inserida na pré-campanha para as eleições legislativas que se prolongou pelo dia seguinte, a diversos projetos dos concelhos de Vila Verde e Barcelos.

 

 

Em Vila Verde, o projeto local da Green Store, uma loja de produtos biológicos vegetarianos que tem dinamizado a consciência alimentar do concelho de Vila Verde e arredores nos últimos anos, foi uma das entidades visitadas. A aposta no desenvolvimento de novas opções alimentares são uma prioridade para o PAN. Salienta Rafael Pinto: “Precisamos de apoiar uma alimentação saudável, que previna as doenças que assolam a nossa população. Neste momento, 57% da população portuguesa tem excesso de peso, incluindo 30% das crianças. Queremos mais informação e educação alimentar para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Também do ponto de vista ambiental, é imperativo mudar a forma como produzimos e consumimos alimentos. Temos que canalizar fundos para as fontes de proteína de origem vegetal e para apoiar os pequenos produtores, principalmente aqueles que optam pela agricultura biológica”, diz Rafael Pinto.

Depois, o PAN Braga reuniu ainda com a ATHACA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, que tem como objetivo promover dinamizar a produção agrícola em 6 concelhos do distrito. Na reunião, foi possível conhecer as dificuldades com que a Associação se debate, sendo possível perceber que esta tem vontade de apoiar a agricultura biológica, mas existe muita falta de informação e financiamento para este tipo de agricultura, o que tem afastado os produtores da região.

Por fim, o PAN Braga visitou ainda o canil de Vila Verde, gerido em parceria do Município com a Associação de Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde. Em relação ao canil, afirmou Rafael Pinto: “É inadmissível que os canis tenham que sobreviver, quase exclusivamente, do trabalho dos voluntários e doações“, quando “a gestão e financiamento é da competência das autarquias”. O partido lamenta ainda “que as campanhas de sensibilização contra o abandono e maus tratos sejam escassas”. No entanto, o candidato congratulou-se pelo facto de “o Município de Vila Verde ter criado condições físicas para o canil e por manter um funcionário no mesmo, situação que é rara noutros concelhos do distrito”.

O PAN Braga voltará a Vila Verde para uma ação de limpeza no próximo dia 14, de manhã, em parceria com a associação Desassossego Ambiental.

No mesmo dia, Rafael Pinto deslocou-se também a Barcelos. Aí, juntamente com o núcleo do PAN Barcelos, visitou várias freguesias afetadas pelo grande fogo de 2016, nomeadamente Creixomil. Foi possível observar que a floresta se encontra votada totalmente ao abandono, em condições propícias a uma nova catástrofe. “Os eucaliptos crescem de forma descontrolada, as matas não estão limpas, não há controlo nem planeamento. Precisamos urgentemente de reformar a nossa floresta”, afirmou o candidato.

O PAN Braga prossegui a sua ação na cidade de Barcelos ainda ontem, 7 de Setembro, onde realizou uma ação de limpeza durante a manhã, e uma visita à ETAR de Areias de Vilar, bem como uma visita às Lagoas de Caíde, durante a tarde.

Para além destas, o PAN Braga tem ainda mais duas ações de campanha planeadas para Barcelos.

 

Fonte e Imagens: PAN-Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.