8 e 26/9 Delães e Vermoim

Saúde | ‘Cuidar do Cuidador’ é preciso em Famalicão

Saúde | ‘Cuidar do Cuidador’ é preciso em Famalicão

Pub

 

 

É responsável por cuidar de algum familiar? Tem alguém doente ou dependente a seu cargo? Conhece alguém que desempenhe este papel? O Agrupamento de Centros de Saúde (ACE) do Ave / Famalicão, através da sua unidade de Unidade de Cuidados ao Cuidador (UCC) D. Maria II, tem a resposta para si – ‘Cuidar do Cuidador‘ – e, ainda melhor, leva-a até quase à sua porta nas sessões que tem vindo a realizar nas freguesias do Concelho em parceria com o programa Famalicão Comunitário.

 

 

O cuidador cuida frequentemente de quem ama. Mas tal facto não deixa de, ou talvez por isso mesmo, implicar também cuidados consigo próprio.

A ação “Cuidar do Cuidador” tem vindo a ser dinamizada no território famalicense tentando ajudar a dar uma resposta de apoio a quem precisa porque, precisamente, cuida do outro e não lhe pode faltar.

Assim, o papel do cuidador, a qualidade de vida e de saúde do cuidador, os recursos disponíveis na comunidade são alguns dos temas abordados nestes encontros para cuidadores informais. Este projeto constitui por isso uma mais-valia e contribui para importantes ganhos em saúde nas nossas comunidades.

Recorde-se que ainda este ano o Governo criou o Estatuto do Cuidador Informal, tendo em vista apoiar este conjunto de pessoas tantas vezes indispensáveis no seio da comunidade e, em particular, das famílias, tantos são afinal aqueles que deles dependem diretamente. Através dele passaram estar disponíveis alguns apoios, tais como o direito ao descando, o direito a uma carreira contributiva e o direito a um apoio financeiro mediante condição de recursos.

A UCC D. Maria II, que leva a cabo esta ação, tem como missão “contribuir para a melhoria do estado de saúde da população da sua área geográfica de intervenção, visando a obtenção de ganhos em saúde e concorrendo assim, de um modo direto, para o cumprimento da missão do ACES Ave Famalicão”.

relembre-se que esta unidade pretende ser considerada “uma referência na área de prestação de cuidados de proximidade, atuando com excelência nas boas práticas em saúde, respondendo atentamente às necessidades de cuidados de saúde da população da sua área de abrangência. Baseada na melhoria contínua de cuidados, tem como principal objetivo a obtenção de ganhos em saúde e elevado nível de satisfação dos utentes”.

 

Fontes: FC e Público; Imagem: FC

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.