Município realizou protocolo com associações de bem-estar animal bracarenses com intuito de controle da população de felídeos

Animalia | Mais de 300 gatos esterilizados em Braga ao abrigo do projeto CED

Animalia | Mais de 300 gatos esterilizados em Braga ao abrigo do projeto CED

Pub

 

 

Ao abrigo do programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), iniciado em Setembro do ano transacto e que visa o controlo da reprodução e da população de felídeos errantes no concelho de Braga, o Município acaba de divulgar que foram já esterilizados 319 felídeos, dos quais 194 eram fêmeas.

 

 

Para a implementação deste programa, o Município de Braga assinou um protocolo de cooperação com a Associação de Protecção Animal Abandoned Pets e com a Associação Para a Protecção de Animais Errantes de Braga, às quais disponibilizou até ao momento uma verba de cerca de 40 mil euros. Estima-se que o trabalho desenvolvido permitiu evitar aproximadamente 600 ninhadas e cerca de 3000 filhotes.

Através do Cheque Veterinário da Ordem dos Médicos Veterinários, as associações no terreno dispõem de todas as ferramentas necessárias à implementação no terreno das medidas de captura, esterilização dos animais e devolução, que permitem a salvaguarda da saúde pública e da saúde animal. Analisando os resultados de ambas as associações, foram emitidos 467 cheques cirúrgicos (CVC) e 302 cheques veterinários CED (CVCED), estes últimos permitiram a identificação electrónica, a desparasitação e a vacinação anti-rábica.

O trabalho das associações aderentes a este projecto passa também pela promoção da adopção de felídeos cujo comportamento e sociabilização com o ser humano permite que esse processo seja feito em total segurança.

Este é um programa cujo sucesso se deve, em grande parte, à determinação das equipas de voluntários que, de forma gratuita, dedicam o seu tempo aos felídeos errantes e lhes proporcionam carinho e bem-estar. Ao projecto CED aderiram igualmente vários Centros de Atendimento Médico-Veterinários do Concelho.

 

Fonte: Município de Braga; Imagens: (0) Município de Braga, (1) Abandoned Pets

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade
Tags: Braga, CED, felídeos

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.