João Albuquerque e Mario Crato convidados em destaque da eCAADe+SIGraDi 2019

4.0 | ‘Arquitectura na Era da 4ª Revolução Industrial’ é tema de conferência internacional na FAUP

4.0 | ‘Arquitectura na Era da 4ª Revolução Industrial’ é tema de conferência internacional na FAUP

Pub

 

 

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai ser a anfitriã da Conferência Internacional de duas associações internacionais de referência na área de arquitectura e tecnologias digitais, nomeadamente a eCAADe (Europa) e a SIGraDi (Iberoamérica), entre os dias 11 e 13 de Setembro, que organizam em conjunto, este ano, as suas conferências anuais. O tema deste evento global é “Arquitectura na Era da 4ª Revolução Industrial”, refere a publicação especializada Construir.

 

 

O tema desta conferência constitui assim uma oportunidade para contactar com o trabalho avançado desenvolvido pela comunidade científica destas duas associações e refletir sobre as mudanças operadas na disciplina da Arquitectura perante a emergência das tecnologias digitais.

O arquiteto João Albuquerque, diretor e associado no escritório dinamarquês BIG (Bjarke Ingels Group),  Mario Carpo, professor na UCL, são nomes em destaque que também incluem Marta Campos e Gabriela Celani entre os conferencistas convidados.

João Albuquerque apresentará a última palestra eCAADe + SIGraDi 2019 sobre práticas globais de design intitulada “Passado para o Futuro”, discutindo a filosofia, evolução e adaptação do BIG durante uma década de trabalho e apresentando projetos que exploram como a arquitetura pode desafiar o futuro de nosso mundo.

Mario Carpo é professor de teoria arquitetónica no University College of London. As pesquisas e publicações de Carpo enfocam a relação entre a teoria arquitetónica, a história cultural e a história da mídia e da tecnologia da informação. A sua obra Arquitetura na Era da Impressão (2001) encontra-se traduzida em várias línguas, e os seus livros mais recentes são The Second Digital Turn: Design Além da Inteligência (2017), O Alfabeto e o Algoritmo, uma história da teoria do design digital (2011); e The Digital Turn in Architecture, 1992-2012.

O programa articula debates, palestras, workshops e sessões plenárias, sobre a temática da conferência e decorre nas instalações da FAUP e no Auditório do Teatro Campo Alegre. Uma outra dimensão da conferência prevê a realização de visitas e passeios pela cidade do Porto.

Para o evento que irá decorrer na FAUP esperam-se cerca de 300 participantes inscritos de diferentes nacionalidades, entre docentes, investigadores, profissionais e estudantes de arquitetura.

Este evento é organizado em parceria com o Teatro Municipal do Porto e a Câmara Municipal do Porto.

 

Fonte: Construir; Imagens: eCAAde+SiGRAdi

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Arte

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.