Mostra registou habitual sucesso público e comercial

Artesanato | Prémio Carreira distingue Maria Inês Ferreira na Mostra de Artesanato de Barcelos

Artesanato | Prémio Carreira distingue Maria Inês Ferreira na Mostra de Artesanato de Barcelos

 

 

Chegou ao fim na passada quinta-feira a 37.ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica em Barcelos, que decorreu de 2 de agosto a 15 de agosto.

 

 

Foram 14 dias a destacar o que de melhor se faz em Barcelos na área do artesanato, desde a cestaria à olaria, barro figurativo, trabalhos em madeira, ferro e derivados e bordados. Foram muitas as produções artesanais que puderam ser apreciadas no decorrer do certame, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, onde participaram mais de uma centena de artesãos.

A Gala do Artesanato, que se realizou no sábado, 10 de agosto, foi um dos pontos altos da Mostra e contou com um espetáculo de excelência, protagonizado em exclusivo por artistas barcelenses  que marcou a cerimónia de entrega dos habituais galardões anuais.

Na categoria principal – Prémio Carreira – foi distinguida Maria Inês Ferreira, artesã da freguesia de Galegos S. Martinho, por toda uma vida dedicada ao bordado tradicional do Minho. Os Prémios Revelação foram entregues a Luísa Pereira e a Maria Inês Machado, respetivamente, nas subcategorias de Artesanato Tradicional e Contemporâneo. O artesão Carlos Dias arrecadou o Prémio Inovação.

A Mostra incluiu um vasto programa de animação diária, com diversos espetáculos musicais ao vivo, arruadas dos grupos folclóricos do concelho de Barcelos e atuações de grupos de folclore estrangeiros, participantes no Festival do Rio, entre outras atividades que animaram os 14 dias do certame. Destaque para o envolvimento das associações do concelho que assumiram a animação cultural e para os workshops com os artesão, muito procurados pelos visitantes.

Com um programa diversificado a Mostra voltou a atrair este ano milhares de visitantes ao concelho, uma adesão que espelha o sucesso de um certame que se realiza há quase quatro décadas.

 

Fonte e Imagens: Município de Barcelos

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Categories: Política, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.