Camisola Tradicional Poveira marca presença na Mostra de Vila do Conde

Camisola Tradicional Poveira marca presença na Mostra de Vila do Conde

Pub

 

 

O Município da Póvoa de Varzim participou uma vez mais na Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, durante os 15 dias, num espaço onde se pretendeu promover e valorizar o ex-libris do artesanato local, a Camisola Poveira.
Tradicionalmente feita em lã branca e decorada a ponto de cruz com linha vermelha ou preta, a camisola integrava o traje do pescador poveiro até finais do século XIX, altura em que o luto associado à grande tragédia marítima de 27 de fevereiro de 1892 traçou a sentença de morte desta peça de cor branca. O seu uso foi revitalizado com a criação do Grupo Folclórico Poveiro, em 1936.

Desde aí a camisola tem evoluído, assistindo-se à introdução de novos motivos de inspiração marítima, adoção de diversas fibras e diversificação de cores. Tornou-se um verdadeiro ícone cultural, que tem inspirado diferentes criações artísticas.

E foi precisamente o Grupo Folclórico Poveiro, embaixador da camisola poveira pelo mundo, que representou a cidade no último dia da Feira de Artesanato, numa atuação que encheu o recinto de cor e alegria.

Camisola Poveira marca presença na Mostra de artesanato de Vila do Conde

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Museu Municipal de Etnografia e História desfila Camisola Poveira

Imagens: Município da Póvoa de Varzim

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.