Música | Devesa Sunset regressa (a)gosto

Música | Devesa Sunset regressa (a)gosto

Pub

 

 

Em modo informal, agosto proporciona inícios de fim-de-semana diferentes aos famalicenses e àqueles que visitam a cidade de Famalicão, sozinhos ou na companhia de amigos e familiares. Com o som de fundo do coaxar de sapos e rãs e o chilrear e canto de inúmeras espécies de aves, aí está a chegar o Devesa Sunset. Já há uns anos, entre os muitos que não vão para as praias neste mês, porque não gostam ou não podem, há muito quem o aguarde religiosamente. Apresentando um cartaz de baixo orçamento, constituído sobretudo por intérpretes e compositores das novas gerações, ainda que aqui e além pontuado por nomes mais conhecidos do público em geral, a boa música tem sido uma presença constante. Em 2019, volta a ser assim mesmo: Maro, Phill Veras, Manel Cruz e Homem em Catarse prometem inundar as margens da lagoa da Devesa.

 

 

De entre os quatro autores selecionados para a edição 2019 do Devesa Sunset, Maro – Mariana Secca – é a primeira escolha para subir aos palcos logo a 2 de agosto. Com mais de três milhões de transmissões no Spotify, Maro vai abrir a edição deste ano do Devesa Sunset, em Vila Nova de Famalicão, com um concerto imperdível junto ao lago do Parque.

Maro, uma voz singular

Depois de ganhar a atenção de artistas como Quincy Jones, Justin Timberlake, Jessie J. e Tracy Chapman, entre muitos outros nomes notáveis em todo o mundo, a portuguesa multi-instrumentista, vocalista, produtora e compositora viu os holofotes virarem-se para si. A sua inimitável voz e a sua capacidade de composição também já arrancaram elogios entre os artistas nacionais nomeadamente de Rui Veloso e António Zambujo.

A jovem música, que estudou na Berklee College of Music por “ser uma opção perfeita” para a licenciatura, porque “também adota muito a música contemporânea e não só o jazz ou o clássico”, conforme confidenciou a Dália Magalhães, do JN, e hoje vive em Los Angeles, vem a Famalicão mostrar a sua singularidade. Mariana vê o futuro como incerto, mas tem o sonho de regressar um dia e voltar a viver em Portugal. Por enquanto, está “na idade certa de ficar um bocadinho mais à procura e à descoberta”, indicou na altura. A ideia é continuar a tocar com artistas que admira e continuar a compor.

Depois de Maro, a 9 de agosto, é a vez de Phill Veras se apresentar em Famalicão, a 9 de agosto. O cantor e músico brasileiro, uma das revelações recentes da música brasileira e que conta com milhões de ouvintes e seguidores nas plataformas digitais, fará a sua primeira passagem em Portugal. Destaque da nova MPB / Indie-Folk brasileira, com três álbuns lançados, Phill Veras, tem-se apresentado nos quatro cantos do Brasil, inclusive no Rock in Rio.

A 16 de agosto surge o nome mais conhecido do público de entre os diversos escolhidos para o cartaz de 2019. Manel Cruz, ex-vocalista dos Ornatos Violeta, Pluto, Foge Foge Bandido e Supernada” estará em Famalicão a apresentar “Vida Nova”, álbum  publicado em abril e que marca uma nova fase na vida do músico e compositor, depois de um hiato criativo.

Homem em Catarse é o nome escolhido para a última sessão, agendada para 23 de agosto. “Viagem Interior” é o primeiro álbum do Homem em Catarse. Nele, ouve-se o reflexo da beleza da natureza, dos locais e das gentes do interior de Portugal. Mas, a aventura de Afonso Dorido também conhecido como Homem em Catarse, começou há uns anos atrás quando decidiu enfrentar as estradas e caminhos de Portugal munido da sua guitarra elétrica e dos seus inúmeros pedais de efeitos com um único sentido: colocar em música toda a beleza do nosso país dando a conhecer ao seu público pedaços de estórias e lugares que passam mais despercebidos.

Devesa Sunset _ Programa

2 de agosto: Maro

9 de agosto: Phill Veras

16 de agosto: Manel Cruz

23 de agosto: Homem em Catarse

Artigos relacionados:

Devesa Sunset | Sextas-feiras, ao fim da tarde, em Agosto, no fresco verde do parque

Imagens: (0) Município de Famalicão

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, LifeStyle

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.