Consumo e Plataformas Digitais

Consumo | ‘Encontro Nacional de Centros de Informação’ ao consumidor no 30º aniversário do CIAC de Guimarães

Consumo | ‘Encontro Nacional de Centros de Informação’ ao consumidor no 30º aniversário do CIAC de Guimarães

Pub

 

 

No âmbito das comemorações dos 30 anos do CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor decorre Encontro Nacional de CIAC – Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor, que se realiza nos dias 26 e 27 de junho, no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães. O evento é organizado pelo respetiva Câmara Municipale terá como tema central o ‘Consumo e as Plataformas Digitais‘.

 

 

Aberto a todos os CIAC e a entidades que com estes se relacionam diariamente, nomeadamente Centros de Arbitragem e Associações de Defesa do Consumidor, este debate em torno do tema “Consumo e as Plataformas Digitais“, abordará outros sub-temas da atualidade, tais como A Publicidade e os Influenciadores digitais, os novos desenvolvimentos do Livro de Reclamações Eletrónico, o Comércio Eletrónico, entre outros, bem como a questão da consolidação da Rede de CIAC. Nos tempos que correm, é cada vez mais imprescindível uma adaptação dos CIAC à mudança de hábitos dos consumidores, com um enfoque cada vez maior nas compras online e a necessidade de uma reorientação na abordagem deste tipo de conflitos de consumo.

Dois dias com destaque para a Defesa dos Consumidores no Digital

A cerimónia evocativa dos 30 anos do CIAC acontece por volta das 11h30, na próxima quinta-feira, 27 de junho e contará com a presença do Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, João Torres, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança e da Diretora da Direção Geral do Consumidor, Ana Catarina Fonseca. Para lá destas personalidades, participarão também no evento Jorge Morais Carvalho, da Universidade Nova, Sónia Lapa de Passos e Gisela Serafim, da Direção Geral do Consumidor, Sérgio Ribeiro, da ASAE, e Miguel Oliveira, do TriAve, o centro de arbitragem de conflitos no consumo que trata mais casos a nível nacional e com uma experiência de sucesso na resolução deste tipo de litígios.

Foi a 8 de Junho de 1989 que a Câmara Municipal de Guimarães, a Direção Geral do Consumidor, na época Instituto Nacional de Defesa do Consumidor e ainda com a intervenção da CCDRN – Comissão de Coordenação da Região Norte, celebraram um Protocolo de colaboração, a fim de dar à população do Concelho de Guimarães um Serviço que apoiasse e defendesse os seus interesses dos consumidores.

Desde 2010 que o CIAC passou a funcionar de forma articulada com o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave Tâmega e Sousa/ Tribunal Arbitral, serviço esse que, não obstante as suas diferenças, se apresenta ao consumidor como um só e como tal é uma mais-valia para quem procura ajuda para resolver os seus litígios e encontra num mesmo espaço, o atendimento, a abertura de um Processo de reclamação, que no limite, culmina com uma decisão arbitral.

Este modelo é único no país e apontado como modelo a adotar por outros CIAC pois os resultados são excecionais, quer em celeridade, quer em qualidade no atendimento e tratamento dos processos, quer na esmagadora maioria dos casos, no sucesso das suas pretensões.

Ao todo, em Portugal, exitem 87 Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor, nomeadamente em Barcelos, Braga, Caminha, Esposende, Gondomar, Guimarães, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Porto, Póvoa de Varzim, Terras de Boro, Trofa e Vila Nova de Famalicão.

Programa – CIAC 30 anos

Imagem: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.