Educação não formal combate isolamento

Literacia | Jovens voluntários ensinam séniores a usar Novas Tecnologias em Santo Tirso

Literacia | Jovens voluntários ensinam séniores a usar Novas Tecnologias em Santo Tirso

Pub

 

 

No âmbito do Plano Municipal de Competências Digitais, o Município de Santo Tirso está a levar a cabo um projeto para a inclusão digital que coloca jovens voluntários do concelho a partilhar conhecimentos com séniores das Instituições de Solidariedade Social (IPSS).

 

 

Têm entre 16 e 30 anos, residem em Santo Tirso e, nos tempos livres são mentores. Transmitem conhecimentos nas áreas de tecnologias de informação e comunicação e desmitificam conceitos ligados aos formatos digitais em oficinas para grupos de pessoas idosas que decorrem em instituições com valências de Estrutura Residencial, Centros de Dia e Centros de Convívio.

O objetivo é promover não só as competências digitais dos seniores, mas também fomentar a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens “Trata-se de um projeto que representa um forte contributo a nível de desenvolvimento das relações interpessoais e de partilha de experiências entre gerações recorrendo à educação não formal”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, explicando que “há também aqui uma componente muito grande de combate ao isolamento e à solidão”.

As oficinas prolongam-se ao longo de três meses, sendo que cada uma junta cerca de seis seniores. Para além de navegar na internet e assistir a vídeos, os formandos exploram, entre outras ferramentas, programas de produção de textos. As oficinas decorrem, ainda assim, de acordo com as aptidões dos grupos e os seus níveis de literacia. A Associação de Solidariedade Social de Areias e a Santa Casa da Misericórdia são algumas das Instituições que já estão a receber mentores.

Imagens: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.