Jovens voluntários ensinam séniores a usar Novas Tecnologias em Santo Tirso

Jovens voluntários ensinam séniores a usar Novas Tecnologias em Santo Tirso

Pub

 

 

No âmbito do Plano Municipal de Competências Digitais, o Município de Santo Tirso está a levar a cabo um projeto para a inclusão digital que coloca jovens voluntários do concelho a partilhar conhecimentos com séniores das Instituições de Solidariedade Social (IPSS).

Têm entre 16 e 30 anos, residem em Santo Tirso e, nos tempos livres são mentores. Transmitem conhecimentos nas áreas de tecnologias de informação e comunicação e desmitificam conceitos ligados aos formatos digitais em oficinas para grupos de pessoas idosas que decorrem em instituições com valências de Estrutura Residencial, Centros de Dia e Centros de Convívio.

O objetivo é promover não só as competências digitais dos seniores, mas também fomentar a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens “Trata-se de um projeto que representa um forte contributo a nível de desenvolvimento das relações interpessoais e de partilha de experiências entre gerações recorrendo à educação não formal”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, explicando que “há também aqui uma componente muito grande de combate ao isolamento e à solidão”.

As oficinas prolongam-se ao longo de três meses, sendo que cada uma junta cerca de seis seniores. Para além de navegar na internet e assistir a vídeos, os formandos exploram, entre outras ferramentas, programas de produção de textos. As oficinas decorrem, ainda assim, de acordo com as aptidões dos grupos e os seus níveis de literacia. A Associação de Solidariedade Social de Areias e a Santa Casa da Misericórdia são algumas das Instituições que já estão a receber mentores.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento


Imagens: M STS


Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

A VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de mbway, transferência bancária ou paypal.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.