Em favor da causa animal

Foliar | O S. João de Braga também é Vegan

Foliar | O S. João de Braga também é Vegan

Pub

 

 

Em Braga, pelo S. João, todos os caminhos levam à Ponte. Mas se antes alguns também lá iam divertir-se, mas tinham dificuldade em encontrar onde comer, agora vegetarianos e vegans jáo podem fazer. Em 2ª edição, o S. João Vegan, em Braga, promete arraial, para esses e também para os outros que se queiram associar, com muitas  novidades. Além dos petiscos típicos, como os rissóis, seitanas, hambúrgueres e doces, este ano haverá muito mais e ainda bebidas tradicionais, como a ginjinha, caipirinhas e shots, tudo vegan. Na noite mais longa do ano da capital minhota, Braga terá mesmo opções para Todos e este festa promete animação sem recurso a produtos de origem animal e garante ainda um evento sustentável no Parque da Ponte.

 

À semelhança do ano anterior, com organização do movimento cívico Braga para Todos e pela associação de proteção de animais Abandoned Pets e com lucros destinados à causa animal, o que no ano passado permitiu esterilizar cerca de 20 cães já entregues para adoção em 2019, a organização vai apresentar mais opções. Agora conta também com o apoio de pequenos negócios locais igualmente sensíveis à causa animal, uma luta que para Elda Fernandes, do Braga para Todos, é de todos e que só faz sentido e terá efeitos positivos  desta forma: “Estamos felizes por termos a oportunidade  de explicar e que é o veganismo. Antes de nós  não havia nada e achamos que as nossas ações, sempre positivas, passam a mensagem que se prende com a urgência da diminuição do consumo de animais, seja na alimentação ou nos mais diversos produtos que consumimos. O nosso ativismo prende-se por isso, não somos superiores do ponto de vista moral. Porém não aceitamos que animais como nós, sensíveis como nós,  sofram e sejam concebidos apenas para nos alimentar. Com base nestas premissas, temos tido muito sucesso e ficamos felizes pela Comissão de Festas do S. João mais uma vez perceber a importância de ter ações para todos e nos acolher tão bem, ficamos gratos.”

Sobre a presença no S. João Vegan que se prende por uma ação sem fins lucrativos, Elda Fernandes assinala a adesão de muitos pequenos negócios locais, face ao sucesso do Festival Vegan de março passado, mas  como o evento é somente um jantar o critério foi a ordem de chegada e o facto de colaborarem na ajuda aos animais de rua da cidade. As verbas recolhidas no jantar da noitada destinam-se à esterilização de animais abandonados destinados a adoção. A porta-voz do movimento afirma que “apesar do grosso gasto com os animais de rua estar, e muito bem, a cargo da autarquia, as associações têm sempre várias despesas e uma delas, que defendemos, é a entrega dos cães esterilizados, o que já acontece aos que saem do CROB. No entanto, esses são encargos das associações relativamente aos animais que ficam em hotel. Quem vai participar está em sintonia com os nossos valores e está pela causa”.

Elda Fernandes aproveita o momento para fazer crescer água na boca àqueles que se associarem à festa nas mesas do Braga para Todos e da Abandoned Pets. As iguarias que, este ano, estarão disponíveis no S. João Vegan, serão garantidamente deliciosas. “Temos uma diversidade de produtos ótimos, desde os doces vegan que toda a gente adora, como as borlas de Berlim, bolo de chocolate, brigadeiros, aos os salgados como as seitanas, pães de queijo, rissóis, folhados de alheira, salt cakes, e depois, a grande novidade são as bebidas brancas, shots, ginjinha, licores, caipirinha com a garantia ‘tudo 100% vegan’. Além disso, apenas será usado material reutilizável e nenhum plástico e todo o lixo produzido será recolhido, pelo que se “é um evento amigo do ambiente”.

Os expositores confirmados pela organização do S. João vegan são The  Vegan Cake que confeciona pastelaria vegan, as lojas de Braga Adamasttor, Soul e Raiz, assim como a Tendinha que apresentará as famosas bebidas vegan que rendem todos os que as provam.

O S. João Vegan acontece dia 23 de junho entre as 19h00 e a 1h00 no interior do Parque da Ponte, em frente à Estufa Municipal. Haverá uma pequena praça da alimentação e muito animação, compaixão e vontade de mostrar que o S. João de Braga não é só o maior do país como é mesmo para Todos.

A entrada é livre para todos.

Imagens: (0) S. João de Braga, (1, 2, 3) Braga para Todos

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, LifeStyle, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.