Preservar é preciso

Água | Município de Braga monitoriza qualidade da água do rio Este

Água | Município de Braga monitoriza qualidade da água do rio Este

Pub

 

 

No âmbito do projecto ‘Braga Une-se pela preservação da Água’ integrado no Ano Nacional da Colaboração, Ricardo Rio, o presidente da Câmara da Municipal de Braga, e os vereadores Altino Bessa e Miguel Bandeira visitaram a lagoa artificial do Parque Desportivo da Rodovia onde, semanalmente, são recolhidas amostras para a monitorização da qualidade da água do rio Este. Esta monitorização é feita em 13 pontos, desde a nascente do rio, em Este S. Mamede, até à freguesia de Arentim, onde o Este deixa o Concelho. As análises incidem em dois parâmetros biológicos – Escheria coli e enterococus intestinais – e permitem aferir a qualidade da água do rio e detectar os locais mais críticos.

 

 

As análises são depois enviadas para a AGERE, Polícia de Segurança Pública e Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR, que são as entidades responsáveis pela fiscalização. Sempre que se verifique alguma situação de poluição do rio, o Município de Braga pretende que os munícipes alertem imediatamente as entidades responsáveis através dos seguintes contactos: PSP (área urbana) 253 200 420; SEPNA da GNR 253 203 030; AGERE 253 205 000. Quando uma descarga é fiscalizada a tempo, a probabilidade de encontrar o infrator é maior.

A par destas análises, o Município possui ainda sondas de qualidade da água do rio Este, instaladas entre Gualtar e Ferreiros, que realizam a leitura de parâmetros qualitativos como ph, a condutividade, o oxigénio dissolvido, o potencial de redução e a temperatura.

O Ano Nacional da Colaboração é uma iniciativa promovida pelo GovInt (Forum para a Governação Integrada) que ao longo de 2019 pretende mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a relevância estratégica da colaboração. Neste âmbito, o Município lançou o projecto ‘Braga une-se pela preservação da água’ que inclui a realização de  um conjunto de atividades, transversais a todo o universo municipal, sobre a temática da preservação e valorização da Água.

Os principais objetivos passam por, de uma forma colaborativa e trabalhando em rede, promover o consumo de água da torneira, desincentivar o consumo de água engarrafada (evitando também a utilização de plástico descartável) e sensibilizar a população para a preservação da água, enquanto recurso finito que é.

Imagens: Município de Braga

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.