Participaram mais de 120 mercadores

Recriação | ‘Barcelos Cidade Medieval’ ganha público e dimensão com extensão a Barcelinhos

Recriação | ‘Barcelos Cidade Medieval’ ganha público e dimensão com extensão a Barcelinhos

Pub

 

 

Barcelos Cidade Medieval, iniciativa conjunta da Associação Burgo Divertido e do Município de Barcelos que tem como objetivos a promoção turística e o desenvolvimento do comércio local através de uma autêntica viagem no tempo que permite reviver a história, permitiu à cidade de Barcelos e a quem a visitou viver intensamente a recriação da época medieval durante os quatro últimos dias da semana passada.

Este ano, o espaço de atividade aumentou vendo alargada a área de influência para a zona ribeirinha de Barcelinhos. De quinta-feira a domingo, 13 a 16 de junho, também o centro histórico recuperou as vivências de outras épocas, levando mais de 100.000 visitantes a viajar no tempo e a percorrer com outros olhos os espaços onde outrora estavam localizadas a judiaria, a gafaria e as ruas dos mercadores, em Barcelos.

O acampamento militar nas ruínas do Paço dos Condes, a falcoaria com demonstrações de voo, as diversões e jogos medievais, as tabernas e as lojas de ofícios encheram as ruas, praças e largos junto ao edifício-sede do Município e da Igreja Matriz, conferindo à cidade um ambiente diferente do habitual, onde não faltaram as dezenas e dezenas de barracas de venda de uma variedade imensa de produtos a que se juntou a animação nos dois palcos e nas ruas. Recriaram-se jogos e brincadeiras, espetáculos de dança, de música, de cuspidores de fogo, entre outros, que fizeram as delícias de milhares e milhares de visitantes que se deslocaram a Barcelos Cidade Medieval, particularmente nas noites de sexta-feira e sábado e na tarde de domingo.

A dinâmica gerada no centro histórico contou com uma afluência em nada usual na Torre Medieval, durante os quatro dias, de tal ordem que durante o fim de semana 2000 visitantes tiveram a possibilidade de acompanhar do cimo do ponto central da cidade todo o espaço do mercado medieval.

Momentos históricos importantes para a terra condal e para a nacionalidade foram recuperados por associações locais, conferindo dinâmica ao evento que teve como pontos altos o desfile das escolas, na sexta-feira e, o grande cortejo medieval, no domingo com o envolvimento de todos os atores do evento e mundo associativo.

Este ano, participaram no evento mais de 120 mercadores de diversas áreas, entre artesãos, tasquinhas, místicos e outros que promoveram a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo em tempos medievais.

Imagens: Município de Barcelos

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Cultura, LifeStyle, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.